Na reta final de Cabocla, um dos maiores mistérios da trama finalmente chega ao fim quando Tobias (Malvino Salvador) descobre quem realmente mandou dar uma surra em Felício (Sebastião Vasconcelos). Até então, o idoso se recusava a revelar o responsável pela agressão, o que causa muita confusão, principalmente depois da prisão de Boanerges (Tony Ramos), que foi acusado injustamente. A tensão só aumenta com a detenção do coronel, deixando todos em dúvida sobre quem estava por trás do crime.
Mas, quando Tobias vai à casa dos pais para dar boas notícias, ele acaba revelando a verdade sobre o ocorrido. “Eu peguei o maldito que mandou surrar o senhor pai”, diz o peão, deixando todos surpresos, especialmente Generosa (Vera Holtz), que fica preocupada com as consequências da revelação.
Tobias explica que o Capitão Macário (Oscar Magrini) confessou o crime, mas acabou sendo baleado por ele durante o confronto. O peão conta que Macário estava envolvido em uma conspiração para prejudicar Felício e que Boanerges foi manipulado por ele, em troca de apoio político.
Felício, finalmente aliviado por poder contar a verdade, revela que o Capitão Macário realmente o havia ameaçado de morte caso não seguisse suas ordens. Quando confrontado, Macário tentou incriminar o coronel Justino (Mauro Mendonça), mas acabou confessando que foi ele quem deu a ordem para espancar o veterano.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Com a verdade exposta, a tensão chega ao fim. Boanerges é libertado das acusações e pede desculpas a Felício pela situação, enquanto todos reconhecem que o coronel realmente não teve culpa de nada.
No entanto, o destino de Macário é trágico: durante um confronto, Tobias acaba atingindo o Capitão, que não resiste aos ferimentos e morre. Boanerges confirma a morte de Macário, e agora, com a verdadeira identidade do culpado revelada, todos podem finalmente respirar aliviados.