Um dos destaques de Alma Gêmea, em que interpretou a personagem Mirna, Fernanda Souza se afastou das novelas há quase uma década. Atualmente no ar na reprise do Vale a Pena Ver de Novo, ela não atua mais.
Desde que abandonou o gênero, a artista passou a se dedicar à sua carreira de apresentadora, comandando programas na Globo e no Multishow, além de atrações da Netflix e projetos para a internet.
Natural de São Paulo (SP), Fernanda iniciou a carreira artística ainda criança, quando participou de comerciais de TV. Em 1992, apresentou o programa X-Tudo, na TV Cultura, onde começou na televisão.
Por onde anda Fernanda Souza, a Mirna de Alma Gêmea?
A estreia nas novelas aconteceu em Razão de Viver (1996), no SBT. O sucesso, no entanto, veio ao interpretar a Mili de Chiquititas (1997-1998), também no canal de Silvio Santos. No ano seguinte, foi para a Globo e esteve no elenco de Andando nas Nuvens (1999).
Depois, participou de Malhação (1999), Sabor da Paixão (2002) e Um Só Coração (2004, até ser escalada para viver a caipira Mirna em Alma Gêmea, papel que é um dos destaques de sua carreira. Após a novela das seis de Walcyr Carrasco, ela continuou emendando trabalhos na Globo.
Fernanda ainda integrou o elenco de produções como O Profeta (2006), Toma Lá Dá Cá (2007-09), Ti Ti Ti (2010), Aquele Beijo (2011) e Malhação: Casa Cheia (2013). Sua última novela foi A Regra do Jogo (2015). Desde então, abandonou o gênero.
Abandonou as novelas
Seu trabalho mais recente como atriz foi na nova versão da Escolinha do Professor Raimundo (2015-2017), em que interpretou Tati, personagem que originalmente foi de Heloísa Perissé. Depois de participar do humorístico, ela se dedicou à carreira de apresentadora.
Fernanda comandou programas como Vai, Fernandinha e Casa TVZ Verão, no Multishow, além do musical Só Toca Top, na Globo. Nos últimos anos, virou apresentadora de realitys da Netflix, como Iron Chef Brasil (2022) e Ilhados com a Sogra (2023). Além disso, ela também se dedica a projetos na internet.
Atriz se revelou bissexual
Durante esse período, Fernanda Souza viveu uma grande mudança na vida pessoal. Em 2019, ela anunciou o fim do casamento com o cantor Thiaguinho, com quem se relacionava desde 2011 — os dois haviam se casado em 2015.
Cerca de três anos depois, em 2022, a atriz revelou ser bissexual e anunciou o romance com a produtora Eduarda Porto. As duas, que já eram amigas há anos, se conheceram por meio do ator Bruno De Luca, que contou ter sido o cupido do casal.