Mesmo sendo uma novela de época, Garota do Momento aborda temas bastante atuais e relevantes, como o preconceito e a diversidade, com um foco especial na homossexualidade e na aceitação dentro da família. Esse tema estará diretamente ligado a Guto (Pedro Goifman).
Acontece que o jovem passa a se interessar por outro rapaz, iniciando um processo de autodescoberta sobre a sua orientação sexual. Durante esse processo, Guto contará com o apoio de Érico (Silvero Pereira), amigo gay da sua mãe, Anita (Maria Flor).
Érico, que entrará no decorrer da trama, mais adiante, tem um passado cheio de escolhas difíceis e, atualmente, vive como Verônica Queen, uma artista com uma personalidade forte e resiliente. Seu apoio será fundamental para ajudar Guto a entender melhor sua identidade e a se aceitar.
Embora receba acolhimento da mãe Anita e do irmão Eduardo (Caio Manhente), Guto enfrentará um grande desafio ao lidar com seu pai, Nelson (Felipe Abib), que representa a mentalidade machista e autoritária e não aceitará o processo de descoberta do filho.
A novela já vem abordando outros temas contemporâneos, como o racismo, envolvendo a protagonista Beatriz (Duda Santos), que é acusada injustamente de roubo por Juliano (Fabio Assunção), e dá início a uma revolta que muda completamente a sua vida na trama.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Garota do Momento
Criada e escrita por Alessandra Poggi e com direção artística de Natália Grimberg, Garota do Momento tem no elenco principal nomes como os de Duda Santos, Pedro Novaes, Maisa, Carol Castro, Fábio Assunção, Lília Cabral, Letícia Colin Paloma Duarte, Danton Mello, Eduardo Sterblitch, Maria Flor, Ícaro Silva, Cauê Campos, Klara Castanho e Silvero Pereira.