Em Cabocla, Felício (Sebastião Vasconcelos) é brutalmente espancado, ficando gravemente ferido e entre a vida e a morte. Porém, a identidade de quem ordenou a agressão se torna um grande mistério, que só será desvendado nos momentos finais da trama.
O Coronel Justino (Mauro Mendonça) é, a princípio, o principal suspeito, pela batalha que travou com o agricultor pela disputa das terras onde ele vive com sua família.
A tensão cresce quando Desidério (Paulo Vespúcio), completamente embriagado, revelará que foi ele quem agrediu Felício, desafiando diretamente Tobias (Malvino Salvador). O capanga do Capitão Macário (Oscar Magrini), se exibindo, provoca o peão, dizendo que pode dar a ele a mesma surra que deu no seu pai
No entanto, a verdadeira identidade do mandante só é revelada nos últimos capítulos da novela: o responsável pela brutal agressão a Felício é Macário. Motivado por interesses políticos, o capitão queria incriminar Justino para prejudicar sua campanha eleitoral e garantir a vitória de Boanerges na eleição para prefeito de Vila da Mata. Essa revelação faz com que até Tobias peça desculpas a Justino, que acreditava ser o responsável pelo crime.
Essa reviravolta no final da trama esclarecerá o mistério e encerrará o conflito envolvendo Felício e os poderosos da região, deixando claro como o pobre agricultor acabou se tornando um verdadeiro bode expiatório na disputa de poder.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.