Em Cabocla, a decisão de Tobias (Malvino Salvador) de retomar seu compromisso com Zuca (Vanessa Giácomo) revolta muita gente, principalmente Tina (Maria Flor) e Generosa (Vera Holtz), que sabem que a cabocla não ama o peão de verdade. Preocupada com o irmão, Tina decide finalmente contar a Tobias sobre o caso de Zuca com Luís (Daniel de Oliveira), o que o deixa devastado.
Sentindo-se traído e humilhado, Tobias decide confrontar Luís. O embate acontece em um local isolado, onde, apesar das tentativas de Tomé (Eriberto Leão) e Boanerges (Tony Ramos) de impedir o confronto, ninguém consegue evitar o encontro entre os dois.
Durante o confronto, Tobias exige a verdade, e, pressionado, Luís confessa seus sentimentos por Zuca. “Eu gosto dela, de verdade!”, revela o advogado. A confissão agrava ainda mais a dor da traição no coração de Tobias.
Apesar da angústia, Tobias, que ainda sente uma dívida de gratidão com Luís pela ajuda à sua família, hesita. Luís tenta minimizar a ajuda que deu, dizendo que faria o mesmo por qualquer pessoa, e desafia Tobias, afirmando que ele não deveria usar isso como justificativa para o mal que causou.
O confronto chega a um ponto tenso, com Tobias sacando a arma e apontando para Luís, prestes a matá-lo. No entanto, a luta interna entre a raiva pela traição e o peso da gratidão impede Tobias de levar a ação adiante. Ele dispara a arma para o alto, sem coragem de tirar a vida de Luís, e o manda embora, encerrando o embate sem derramamento de sangue.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.