Passados dois meses desde a estreia de Mania de Você, a Globo continua a saga para tentar emplacar a novela das nove no ibope. A nova aposta da emissora é a virada na vida de Viola (Gabz), que perderá tudo após um golpe de Mavi (Chay Suede) e Luma (Agatha Moreira).
Desde que entrou no ar, em 9 de setembro, o folhetim assinado por João Emanuel Carneiro vive uma crise de audiência sem fim. Logo de cara, a Globo interviu cortando cenas mais pesadas e retalhando a história para antecipar a chegada da segunda fase.
No entanto, de nada adiantou as intervenções da direção do canal carioca. A trama continua penando no ibope, com média de apenas 21,4 pontos. É a novela com pior audiência da faixa das 21h em toda a história — título que até então era de Um Lugar ao Sol (2021), com 22,3 pontos.
Intervenções para salvar a audiência
A Globo vem fazendo de tudo para tentar reverter esse cenário e fazer Mania de Você deslanchar. O autor João Emanuel Carneiro também vem realizando ajustes nos capítulos para tentar conquistar o público.
Entre as ações da emissora, está o veto a tramas que poderiam gerar polêmica, como o romance lésbico entre Fatima (Mariana Santos) e Diana (Vanessa Bueno). Entra também nessa lista um envolvimento entre Volney (Paulo Rocha) e Bruna (Duda Batsow).
Além disso, o novelista antecipou a grande virada da trama, com Viola sendo escorraçada do restaurante e perdendo tudo após um golpe de Mavi e Luma. Prevista para o capítulo 100, essa sequência vai se desenvolver quase 50 capítulos antes.
A última cartada de Mania de Você
Em cenas que vão ao ar a partir do capítulo 55, nesta segunda-feira (11), Mavi iniciará sua vingança contra Viola após ser rejeitado pela amada. Aliado à Luma, ele acusará a ex-noiva de roubo e a deixará na miséria.
A grande virada na vida dos protagonistas é a nova aposta da Globo para reverter a crise de audiência. A emissora vem investindo até mesmo em grandes chamadas na programação, promovendo um relançamento da novela.
Essa será a última cartada da Globo para salvar Mania de Você a tempo de evitar que o folhetim se consolide como um verdadeiro fiasco. Isso porque, daqui em diante, vai ficar difícil reverter essa situação.
Dezembro é um mês que historicamente apresenta uma queda de audiência da TV por causa do período das festas de fim de ano, em que as pessoas saem mais de casa. Com isso, é praticamente impossível fisgar novos telespectadores.
Nesse cenário, novembro é o último mês do ano para alguma tentativa de reerguer o ibope. Se Mania de Você não conseguir subir seus índices com a nova virada nesta semana, dificilmente conseguirá escapar de ser um fracasso histórico.
As cartas estão na mesa e só resta aguardar os próximos capítulos para saber se a novela das nove conseguirá virar o jogo.