Atriz que construiu toda a sua carreira na Globo, onde foi lançada em Cabocla (2004), Vanessa Giácomo deixou a emissora carioca no ano passado, após 19 anos. Ela foi uma das artistas atingidas pelos cortes na rede, que passou a adotar a política de contratos por obra, e não mais fixos.
Aos 41 anos, Giácomo até então havia trabalhado somente na Globo durante todos esses anos. Por lá, fez novelas como Sinhá Moça (2006), Paraíso (2009), Morde & Assopra (2011), Amor à Vida (2013), A Regra do Jogo (2015), O Sétimo Guardião (2018), entre outras produções.
A última novela da atriz na Globo foi a fracassada Travessia (2023), exibida na faixa das 21h. Na trama de Gloria Perez, ela viveu a personagem Leonor, que passou grande parte da história “apagada” e sem função, fazendo praticamente uma figuração de luxo.
Saída da Globo
Depois de fazer a novela das nove, Vanessa Giácomo deixou a Globo em maio do ano passado. Ela, porém, ainda esteve em outro trabalho na emissora: a série O Jogo Que Mudou a História (2024), do Globoplay. Além disso, também acertou novo compromisso.
“Nem férias eu tirei. Saí e já fui fazer um filme para uma plataforma. Tive que mudar minhas férias com as crianças para poder gravar na África do Sul. E agora já estou em outro projeto”, contou ela em entrevista ao Uol, em agosto de 2023.
Fora da Globo, onde estava desde 2004, a artista falou sobre o fim do contrato de exclusividade com o canal. Ela avaliou que não daria mais para seguir com o vínculo fixo e que o mercado vive outro momento. “Estou com liberdade para ousar e escolher minhas próprias coisas”, afirmou ela.
“Além disso, estou produzindo o que eu quero fazer, e isso é uma virada de chave importante. Sempre tive isso dentro de mim, falava com meus colegas, e agora comecei a fazer meus projetos. A gente só vai interpretar um personagem que realmente quer quando colocar a mão para produzir. Queria isso e não tinha liberdade”, completou.
Novela no streaming
Na ocasião, Giácomo pontuou que o mercado atualmente dá várias possibilidades, como trabalhos no streaming. “Antes, se você deixasse a Globo, estava em uma situação complicada. Não existiam tantas plataformas, era outro mercado”, disse.
A atriz, no entanto, deixou aberta um possível retorno à emissora carioca. “Hoje, fica impossível você ter algum contrato exclusivo. O mercado já dita essa mudança. Mas a Globo segue sendo uma potência e fui muito feliz lá. Amo fazer novela. As portas seguem abertas”, completou.
Fora da Globo, Vanessa Giácomo acertou com a Max no ano passado para fazer a novela Beleza Fatal. Na trama, ela fará uma importante participação como Cléo, mãe da personagem que será interpretada por Camila Queiroz na segunda fase da história.