De olho na fonte que a curou das marcas de arranhão promovidas por León em seu rosto, Valentina (Lília Cabral) bancará a viúva sofrida no velório de Egídio (Antonio Calloni), que mexerá com a cidade de Serro Azul em O Sétimo Guardião.
Sua farsa, no entanto, será interrompida pelo próprio gato, que terá se recuperado após ser jogado na parede por Sampaio (Marcello Novaes). Quando o público tiver crente que o animal morreu, uma luz refletida da fonte milagrosa da cidade pousará sobre o gato.
León, ao ser “atingido” pela luz, sumirá junto com ela. “O vulto, ou a sombra, ou o que seja, desce as escadas na penumbra, vai até a fonte, pula sobre a amurada e se materializa sobre ela. É León, que fica um instante a olhar sua imagem refletida na água, até que se joga e mergulha nela“, indica o roteiro da novela.
“A fonte em todo o seu esplendor. Câmera se aproxima até mostrar o instante em que León emerge, pula sobre a amurada sem nenhum sinal de que andou mal das pernas, esparge a água e sai caminhando em direção à escada”, descreveu o autor Aguinaldo Silva.
+O Tempo Não Para: Lúcio faz proposta para Betina, é rejeitado e dá a volta por cima
Enquanto isso, Valentina estará planejando sua ida ao velório do homem que a abandonou no altar, e revelará sua verdadeira intenção com a atitude inesperada. “Como se fosse a própria viúva. Ninguém terá coragem de me impedir se eu decidir vagar pela casa. Até chegar na fonte”, dirá.
Na “cerimônia”, Valentina ficará em choque ao ver o gato vivinho da Silva sobre o corpo de Egídio, falecido. “Todos na expectativa. León e Valentina a se olhar. O gato fica de pé sobre o peito de Egídio. Seus olhos, fixos em Valentina, flamejam”, revela o roteiro.
“Ela leva discretamente as mãos ao rosto coberto pelo véu como se quisesse protegê-lo. León pula do caixão, vai até Valentina, fica um instante diante dela… E então dispara e sai porta a fora em direção à rua”, diz ainda o texto do folhetim das 21h.
+O Sétimo Guardião: Resumo dos próximos capítulos