Novela das seis que termina nesta sexta-feira (01), No Rancho Fundo chega ao fim cumprindo sua missão. Encomenda de Amauri Soares, atual diretor dos Estúdios Globo, a trama escrita por Mário Teixeira disparou a audiência da faixa em relação a antecessora, Elas por Elas.
Vista como uma continuação de Mar do Sertão (2022), No Rancho Fundo foi uma novela feita a toque de caixa. O folhetim entrou na fila das 18h depois que a direção da Globo cancelou O País de Alice, de Lícia Manzo, em agosto do ano passado.
A trama cancelada já estava em pré-produção, tanto que a Globo aproveitou parte do elenco. Andrea Beltrão e Mariana Lima, por exemplo, estavam escaladas para O País de Alice. Com o cancelamento, foram deslocadas para a nova produção.
Diretor da Globo ordenou a produção de No Rancho Fundo
Com a trama de Lícia Manzo engavetada, Amauri Soares encomendou a Mário Teixeira uma nova novela. Querendo histórias populares, o todo-poderoso da Globo encomendou uma espécie de continuação de Mar do Sertão.
Soares queria de fato uma sequência da trama anterior — tanto é, que nos bastidores o novo folhetim recebeu o apelido de Mar do Sertão 2. Teixeira, no entanto, produziu uma nova história e trouxe apenas alguns personagens da obra anterior.
Aumento de audiência
Seis meses depois, No Rancho Fundo chega ao fim se mostrando uma aposta acertada da Globo. Apesar de não ter repercutido — a não ser por uma polêmica antes da estreia –, a novela que estreou no dia 15 de abril fez a audiência da emissora carioca crescer expressivamente.
Com o último capítulo que vai ao ar nesta sexta, No Rancho Fundo termina com 19,2 pontos de média geral na Grande São Paulo — cada ponto equivale a 73.280 domicílios. É uma audiência quase 25% maior que a antecessora, Elas por Elas, que teve média geral de 15,4 pontos — uma diferença de 3,8 pontos.
A trama da família Leonel será substituída por Garota do Momento, que estreia na próxima segunda-feira (04).