Eurico (Ernesto Piccolo) acabará agindo completamente sem querer com o intuito de salvar a vida de Rafael (Eduardo Moscovis) na reprise de Alma Gêmea, no Vale a Pena Ver de Novo. Isso porque ele trocará as taças que servirá, confundirá Débora (Ana Lúcia Torre), que tomará a bebida envenenada, e a fará passar mal, o que ocasionará na morte da vilã na trama de Walcyr Carrasco.
Tudo isso se dará depois que a mãe de Cristina (Flávia Alessandra) tramar um plano para ceifar a vida do botânico. Nisso, a veterana pedirá a filha para que ela encontre o marido na tentativa de fazê-lo assinar os papéis do divórcio, mas não dirá a loira nada do que fará contra o mocinho. Depois, a víbora se deslocará até a cozinha de casa para colocar veneno em um dos copos de refresco com a poção da bruxa.
“É esse! O que está mais afastado dos outros… É esse que o Rafael deve beber!”, dirá a idosa para si mesma. Porém, nessa hora, o mordomo surgirá e se colocará à disposição para servir o refresco a todos que se encontrarão na sala. “Você demorou uma eternidade. Estávamos todos com muita sede, eu me antecipei” , enganará a cara de pau, chamando a atenção dele.
Logo após, assim que o funcionário pegar a bandeja e levar até o local, a personagem de Ana Lúcia Torre disparará: “Que bom que você começou a entender as suas obrigações. Pelo menos alguma coisa do que eu ensinei, você aprendeu!”. Nessa hora, quando Débora sair, o personagem de Ernesto Piccolo soltará: “Ela vai ver que eu aprendi muito mais do que ela pensa!”.
A partir daí, ele ajeitará os copos e os embaralhará, fato este que deixará a pilantra sem saber qual dos objetos está com o veneno. Isso, no entanto, a deixará completamente confusa e, mesmo sem saber onde está o copo batizado, deduzirá e entregará aquele que acha que é a Rafael. Na sequência, os outros copos serão distribuídos e, assim que ingerir a bebida, Débora começará a passar mal, pois perceberá que bebeu o refresco envenenado. Antes de morrer, ela mandará a filha não assinar o divórcio.