Quando o autor desenvolve uma história, um dos principais pontos é criar enredos bem construídos para que o público compre aquilo. Não é o que acontece em Mania de Você. Para fazer uma trama eletrizante, em que “o jogo vira o tempo todo”, o autor João Emanuel Carneiro abriu mão da coerência.
Desde o início, a atual novela das nove da Globo tem apresentado uma sequência de acontecimentos que não passam verdade. Para acompanhar a história, o telespectador precisa adotar a famosa frase que Gloria Perez usou quando foi criticada pelos furos no enredo de Salve Jorge (2012): “pobre de quem não consegue voar”.
Para continuar assistindo Mania de Você, o público está precisando “voar” — e muito — diante de tantas incoerências apresentadas. Talvez por isso o folhetim das 21h não tenha emplacado na audiência até agora: o telespectador não comprou a história e suas reviravoltas.
Rudá incriminado
Ainda na primeira fase, Mania de Você teve como sequência da grande virada a morte de Molina (Rodrigo Lombardi). Na ocasião, Rudá (Nicolas Prattes) foi “incriminado” pelo assassinato do empresário, mas de uma forma pouco convincente.
Ele foi apenas acusado por Mavi (Chay Suede) e sequer se defendeu — aliás, o vilão foi quem atirou, portanto, suas digitais também estavam na arma. Ainda há o fato de que Viola (Gabz), que testemunhou o crime, não defendeu o amado em nenhum momento. Além disso, não houve investigação policial.
Mocinha sem reação
Outra virada de Mania de Você difícil de engolir é quando Luma (Agatha Moreira) perde toda a sua fortuna após um golpe de Mavi e simplesmente não reage. Até o ponto em que ela assina um documento sem ler, é normal nas novelas.
No entanto, o desenvolvimento pecou demais. Depois de ficar na miséria, Luma não procurou nenhum advogado nem a ajuda de um amigo da família de Molina como Berta (Eliane Giardini), que sempre esteve muito próxima ao ricaço.
Vilã inofensiva
Por falar em Berta, a trama da chantagem que Ísis (Mariana Ximenes) sofre de Leidi (Thalita Carauta) e Sirley (David Júnior) também não é muito coerente. O telespectador precisa “voar” mais uma vez para acreditar que a vilã suportaria aquilo.
Na primeira fase da novela, Ísis mandou matar o próprio marido, Henrique (Antonio Saboia), para não ser desmascarada, além de ter tentado matar o comparsa, Guga (Allan Souza Lima), após ser chantageada. Portanto, não faz sentido ela aguentar a chantagem de Leidi e Sirley numa boa.
Traficados que não pedem ajuda
Para completar a série de incoerências em Mania de Você, nos capítulos mais recentes, Michele (Alanis Guillen) e Cristiano (Bruno Montaleone) caíram em um golpe e acabaram sendo traficados para Portugal.
Mesmo livres para irem onde quiserem, os dois não pediram ajuda a ninguém, nem procuraram o consulado do Brasil no país. Simplesmente voltaram para o lugar onde serão explorados. Para comprar a história contada por João Emanuel Carneiro, o telespectador vai precisar embarcar nessa viagem e “voar”.