Em Cabocla, o amor entre Neco (Danton Mello) e Belinha (Regiane Alves) vai enfrentar uma prova de fogo quando os dois decidem se entregar à paixão e desafiar o ódio de Boanerges (Tony Ramos), que faz de tudo para impedir o romance.
O conflito esquenta quando Neco, cansado das tentativas de Boanerges de mantê-los separados, invade a fazenda do coronel. Lá, ele encontra Emerenciana (Patrícia Pillar), que fica chocada ao vê-lo, e então Neco declara sua vontade de ficar com Belinha. Mas a situação se complica com a chegada de Boanerges, que exige a saída imediata do filho de Justino (Mauro Mendonça) de suas terras.
Corajoso, Neco confessa seu amor por Belinha e diz que vai se casar com ela, apesar das ameaças do pai da moça. Belinha, desesperada para evitar um confronto violento, implora para que Boanerges não machuque Neco. Mas o rapaz se mantém firme, encarando o coronel em defesa do seu amor.
Ritinha (Aisha Jambo), decidida a ajudar o casal, criando um plano para que Belinha e Neco fujam juntos. Aproveitando a noite, as duas escapam, e Belinha se encontra com Neco, onde finalmente vivem sua primeira noite de amor. Mas a felicidade é breve: Boanerges logo descobre a fuga e, furioso, promete dar um fim em Neco.
De volta à fazenda, Neco leva Belinha e, sem hesitar, enfrenta Boanerges novamente. O coronel chega a sacar uma arma e aponta para o jovem, mas Emerenciana intervém para impedir que o marido cometa uma loucura, enquanto Luís (Daniel de Oliveira), que presencia a cena, aconselha o primo a aceitar o casamento para evitar um escândalo.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Depois de muita tensão, Boanerges se vê sem saída, e mesmo relutante, concorda com o casamento. “Pior do que isso só tendo uma filha solteira e grávida dentro de casa”, dirá o coronel, enquanto o casal comemora com um beijo apaixonado.