Para tentar salvar Mania de Você de ser mais um fiasco histórico na faixa das 21h, a Globo tem feito de tudo para levantar a audiência. Além de alterações no rumo da história, a emissora escalou um novo autor para trabalhar com João Emanuel Carneiro.
Desde a estreia, a trama protagonizada por nomes como Chay Suede (Mavi) e Agatha Moreira (Luma) tem enfrentado problemas de audiência. Até o momento, Mania de Você acumula a pior audiência de uma novela das nove na história, com apenas 21,6 pontos de média na Grande São Paulo — maior fiasco até então, Um Lugar ao Sol (2022) fechou com 22,3 pontos.
Os números também indicaram uma rejeição ao folhetim, que vive derrubando o ibope que recebe do Jornal Nacional, além de chegar a ter menos público que as novelas das seis e das sete, que são exibidas em horário com menor número de televisores ligados.
Grupo de discussão e mudanças na trama
Após um início desastroso, agora a Globo tenta salvar Mania de Você de ser um fracasso absoluto. Para isso, tem apelado para todas as tentativas possíveis, desde mudanças no enredo até a escalação de outro autor de novelas para ajudar nos ajustes da obra.
A primeira medida foi realizar com urgência o grupo de discussão com telespectadores para detectar o que está dando errado na trama, que tem afugentado o público. Depois, a emissora definiu mudanças a serem feitas na obra para poder fisgar a audiência e deslanchar. Mas não parou por aí.
Globo escala autor para salvar Mania de Você
Decidida a dar um jeito na dor de cabeça que Mania de Você se tornou desde que entrou no ar, a Globo colocou mais um autor para escrever a novela: se trata de Vincent Villari. Será o retorno do autor, que havia deixado a emissora em maio do ano passado.
“Entrei na equipe de roteiristas de Mania de você, esse novelão do meu amigo-irmão João Emanuel Carneiro. Que alegria reencontrar o João, a ‘Marcita minha favorita’, Marcia Prates, e Eliane Garcia – sinto como se eu estivesse voltando pra casa! Muito bom conhecer também o Zé Dassilva, Marina Luísa Silva e Marta Rangel, só fera nessa equipe! Não percam esse novelaço!”, anunciou ele em seu perfil no Instagram.
Parceiro de Maria Adelaide Amaral em vários trabalhos, além de assinar como autor titular novelas como Sangue Bom (2013) e A Lei do Amor (2016) ao lado da veterana, Villari trabalhou com João Emanuel Carneiro em tramas de sucesso, como Da Cor do Pecado (2004), Cobras & Lagartos (2006), A Favorita (2008) e, mais recentemente, em Todas as Flores (2022).
Em agosto, ele comentou nas redes sociais sobre Cobras & Lagartos, que voltou ao ar no canal Viva. “Está sendo muito gostoso revisitar esse trabalho! Eu participei da equipe do João Emanuel Carneiro e minha responsabilidade principal eram as cenas dos núcleos do Foguinho do Lázaro Ramos, da Ellen da Taís Araújo e da Milu da Marília Pêra”, contou Vincent Villari.
“Comecei minha participação no capítulo 7 e fui até a última cena, com Foguinho e Ellen vendendo profiteroles (uma curiosidade é que eu escrevi o Foguinho pedindo profiteroles em uma cena e a piada terminaria ali, mas deu tão certo que virou uma marca do personagem e ficou literalmente até o momento final). Foi um trabalho muito feliz, fiquei amigo pra sempre das minhas incríveis colegas Denise Bandeira e Marcia Prates, e vai ser bom demais rever!”, completou o novelista.