Em Cabocla, o romance entre Neco (Danton Mello) e Belinha (Regiane Alves) vai ficar por um fio. O casal, que já precisa se encontrar às escondidas por causa da rivalidade entre suas famílias, será surpreendido em um momento complicado, e dessa vez a situação pode acabar em tragédia.
Cheio de raiva depois que Felício (Sebastião Vasconcelos) foi espancado a mando de Justino (Mauro Mendonça), Tobias (Malvino Salvador) flagra Neco e Belinha juntos na fazenda de Boanerges (Tony Ramos). Tomado pelo desejo de vingança, o peão decide mirar no filho do coronel. “Vorta pra casa, dona Belinha! Minha cunversa é aqui cum esse sujeitinho!”, ele dispara.
Belinha tenta contornar a situação e responde firme para que ele vá embora, mas Tobias não cede, e o jeito debochado de Neco só joga mais lenha na fogueira. “Eu vô ensiná esse moleque a baxá o topete quâno falá cumigo! Eu vô fazê o mesmo que teu pai feiz cum meu pai, infiliz!”, grita Tobias, já fora de si.
A discussão rapidamente se transforma em uma briga feia. Tobias parte pra cima de Neco, decidido a dar uma lição no rapaz, mas o rapaz consegue se desviar dos golpes. Sem conseguir acertá-lo, Tobias resolve apelar: saca a arma e ameaça acabar de vez com a vida de Neco: “Eu vô acabá c’ocê, mardito!”.
Desesperadas, Belinha e Ritinha (Aisha Jambo), que também está presente, ficam em pânico com o rumo das coisas. Tomé (Eriberto Leão) entra na confusão e tenta conter Tobias, enquanto Belinha suplica para que Neco vá embora.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Depois de muita insistência, Tobias guarda a arma, mas deixa claro que aquilo não acabou: “Eu vô acertá essa dívida c’ocê por essas estrada! Mais cedo ou mais tarde!”. “Pelas costas, como um covarde, ou pela frente, como homem?”, responde Neco, sem se intimidar.
A provocação só faz a raiva de Tobias aumentar, e ele tenta atacar Neco mais uma vez, mas Tomé o impede. Belinha, apavorada, implora para que o namorado vá embora antes que as coisas piorem ainda mais. Mesmo contido, Tobias sai dali com sangue nos olhos, decidido a se vingar de Neco a qualquer custo.