Na reta final de No Rancho Fundo, Primo Cícero (Haroldo Guimarães) vai protagonizar uma sequência eletrizante, sendo alvo de um atentado que acaba levando a uma falsa morte, mudando completamente o rumo da história a favor do matuto e da família Leonel contra os vilões.
Cícero será sequestrado em uma emboscada armada por Blandina (Luisa Arraes), Marcelo Gouveia (José Loreto) e Jordão Nicácio (Alejandro Claveaux), com a ajuda da própria filha, Esperança (Andréa Bak). Enquanto isso, Zefa Leonel (Andrea Beltrão) e Tico (Alexandre Nero) vão acreditar que Deodora (Debora Bloch) e Ariosto (Eduardo Moscovis) estão por trás do crime, e isso os levará a confrontar o casal.
Quando Deodora descobre sobre o sequestro, ela traça um plano para garantir a morte de Cícero, assim garantindo que Ariosto mantenha o controle sobre a Gruta Azul e facilite a exploração ilegal do lugar. Ela convence Jordão a executar o matuto, prometendo uma grande recompensa. Jordão segue as ordens e dispara contra Cícero, mas foge sem conferir se o tiro foi fatal. O destino, porém, intervém: a bala atinge um amuleto, um relicário que Cícero ganhou de sua falecida esposa, Militana, salvando sua vida. Graças ao objeto, ele consegue escapar do cativeiro.
Cícero vai se refugiar no rancho de Zefa e, ainda sem saber quem tentou matá-lo, conta o que aconteceu. Timbó (Enrique Diaz) e Xaviera (Giovana Cordeiro) também ouvem a história e sugerem que eles finjam a morte de Cícero para proteger sua vida e desmascarar os criminosos. Todos concordam e começam a colocar o plano em ação para enganar os vilões.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de No Rancho Fundo
Livremente inspirada na peça A Capital Federal, de autoria de Artur Azevedo, No Rancho Fundo é escrita por Mário Teixeira, com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman, e tem no elenco principal nomes como os de Larissa Bocchino, Túlio Starling, Andréa Beltrão, Alexandre Nero, José Loreto, Luisa Arraes, Débora Bloch e Eduardo Moscovis.