Ponto alto de Alma Gêmea, a vilã Cristina (Flávia Alessandra) quase foi sacrificada por causa da revolta do público com suas maldades. Isso só não aconteceu porque o autor Walcyr Carrasco ignorou orientação do diretor da trama e desafiou o público.
Na época em que o folhetim foi ao ar, em 2005, as crueldades de Cristina contra Rafael (Eduardo Moscovis) e Serena (Priscila Fantin) provocaram uma grande revolta nos telespectadores, a ponto das pessoas ameaçarem o autor e o diretor da novela.
Por conta dessa reação, houve um movimento nos bastidores para que Carrasco desse um basta nas maldades da vilã. Ele, no entanto, dobrou a aposta e fez exatamente o contrário, fazendo com que Cristina se tornasse ainda mais cruel.
Walcyr Carrasco foi pressionado a acabar com Cristina em Alma Gêmea
Em depoimento ao livro Autores: Histórias da Teledramaturgia, o novelista contou que teve uma movimentação para que ele desse um fim na megera. “Em Alma Gêmea, quatro meses antes do fim da novela, houve um grande movimento para que eu acabasse de uma vez com a Cristina, personagem da Flávia Alessandra, porque ninguém aguentava mais aquela vilã”, disse.
Até mesmo Jorge Fernando (1955-2019), diretor da trama, aconselhou Carrasco a parar a vilã e revelou ameaça que sofreu. “Jorge Fernando dizia que, sempre que pegava a barca para ir à Ilha de Paquetá, as pessoas quase o jogavam no mar por causa da Cristina. Ele me dizia: ‘Walcyr, o público vai parar de ver a novela se você não acabar com a Cristina!’”, relatou.
O autor, no entanto, discordou. “Eu falava: ‘a audiência está aumentando, Jorge. Se as pessoas fossem parar de assistir, os índices estariam diminuindo’”, declarou. Ele expôs ainda que até mesmo seu irmão opinou sobre o assunto. “Chegou a um ponto que meu irmão, um executivo, mandou um e-mail dizendo: ‘Walcyr, se você não der um jeito na Cristina, vai perder tudo que construiu, porque as pessoas sobem e descem’”, contou.
Autor de Alma Gêmea ignorou conselhos
Contrariando todos, inclusive o público, Walcyr Carrasco seguiu um caminho totalmente contrário. Ele alterou a trama e fez Cristina se tornar uma pessoa ainda mais malvada, maltratando Rafael de todas as formas.
“Eu entendi de outra forma: a vilã está funcionando tão bem que as pessoas estão enlouquecendo de ódio, a ponto de ameaçarem a mim e ao Jorge Fernando. Vou fazer com que ela seja ainda mais cruel. E fiz o Rafael ficar em coma, sofrer nas mãos dela. Ela dava sopa fervendo para ele, beijava outro homem na frente dele. E o público ficou louco, furioso!”, disse o autor.
Reprisada no Vale a Pena Ver de Novo desde maio, Alma Gêmea chegará ao fim em novembro.