Após ter enfrentado altos e baixos em Mar do Sertão (2022), Xaviera (Giovana Cordeiro) acabou tendo um final feliz na novela escrita por Mario Teixeira. E a aparição da moça em No Rancho Fundo só comprovará o que realmente ela viveu depois de ter se tornado prefeita da fictícia Canta Pedra no folhetim anterior.
Em entrevista à colunista Anna Luiza Santiago, do O Globo, a atriz contou que o público verá a mesma personagem divertida e espevitada que ela era na saga antiga. “Ela vai dividir cenas com o Timbó [Enrique Díaz], naquela relação dos dois super atrapalhados”, completou Giovana. “Ela continua com aquele senso de justiça que conquistou o público, mas dessa vez o seu cargo de prefeita de Canta Pedra lhe trouxe mais sabedoria, segurança e uma repaginada no guarda-roupa”, destacou ela, na sequência.
Na história, Xaviera e Timbó é que vão se responsabilizar por ajudar os Leonel a conseguir mais uma vez tomar posse da Gruta Azul, que, por sinal, é alvo de vários mau-caráteres, dentre eles Blandina (Luisa Arraes), Ariosto (Eduardo Moscovis) e Sabá Bodó (Welder Rodrigues). Vale ressaltar que, em Mar do Sertão, Xaviera passou por vários momentos difíceis na vida, principalmente nos últimos capítulos, quando recebeu um milagre divino depois de ter rezado para Nossa Senhora.
Na ocasião, a igreja ficou lotada de rosas amarelas, dando a entender que a morena teria um futuro maravilhoso pela frente. A partir daí, ela se candidatou para disputar a prefeitura da cidade, resultando, portanto, em sua vitória. Livremente inspirada na peça A Capital Federal, de autoria de Artur Azevedo, No Rancho Fundo é escrita por Mário Teixeira, com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman.