Em Cabocla, a relação turbulenta entre Generosa (Vera Holtz) e Tina (Maria Flor) finalmente começará a mudar. Desde o início da trama, mãe e filha se estranham por conta do sumiço de Rosa (Vanessa Gerbelli), que fugiu de casa com outro homem sem dar notícias.
Enquanto Generosa tenta manter a memória da filha intocada, mesmo diante do abandono, Tina constantemente expressa sua raiva e frustração, especialmente por Rosa ter machucado o coração de Tomé (Eriberto Leão), que nunca superou a perda da ex-noiva.
No entanto, nos próximos capítulos, o entendimento entre mãe e filha tomará uma nova direção. Tina, aos poucos, começará a entender o verdadeiro medo que consome Generosa: o temor de que Rosa tenha se tornado prostituta. Essa angústia, revelada de forma dolorosa, tocará a jovem, que passará a olhar para sua mãe com mais empatia.
Em um momento comovente, Tina abrirá o coração para Generosa, expressando seus verdadeiros sentimentos: “Num rezo pra ela tá morta, não, mãe! Rezo pra ela tá viva e lembrá um pôco da sinhora e do pai! Rezo pra ela mandá notícia e acabá cum esse inferno que virô a vida da gente desde que ela foi s’imbora!”.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Com essas palavras, Tina deixa claro que, apesar da sua dor, não odeia Rosa. O que a faz sofrer é o fato de ter amado um homem que ainda carrega as marcas da partida da sua irmã. A partir desse entendimento, Generosa e Tina se aproximarão, e a paz finalmente voltará ao lar da família de Felício (Sebastião Vasconcelos).
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.