Atriz com uma longa carreira na televisão, Elizabeth Savala já enfrentou problemas durante sua trajetória e chegou a expor publicamente. A veterana, que atualmente está no ar em Alma Gêmea, reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, prometeu que nunca mais trabalharia com autor da Globo após uma decepção.
No folhetim assinado por Walcyr Carrasco, ela interpreta Agnes, uma mulher que leva a vida de um jeito amargurado por nunca ter se conformado com a morte de sua única filha, Luna (Liliana Castro). Ela duvida da reencarnação de Luna em Serena (Priscila Fantin) durante boa parte da trama, até que a aceita.
No anos 2000, Savala se tornou figurinha carimbada nas novelas de Walcyr Carrasco, com papéis em várias novelas do autor. Ela, porém, já vinha de uma trajetória de sucessos na Globo — um deles, no entanto, decepcionante.
Atriz se Alma Gêmea se revoltou após insatisfação
Em 1994, a atriz interpretou Auxiliadora, uma das protagonistas de Quatro por Quatro. Na trama, ela é uma dona de casa batalhadora que ajuda o marido Alcebíades (Tato Gabus) a ter uma ascensão social, mas que depois é expulsa de casa e dos negócios, sendo trocada por Elisa (Lisandra Souto), uma mulher mais nova.
Savala, no entanto, ficou revoltada com o rumo de sua personagem no folhetim e se aborreceu com o autor Carlos Lombardi após o fim da produção. “Me deram um papel que não existiu. A sinopse dizia que Auxiliadora era uma mulher em plena atividade, mas foi um nada”, disparou ela em entrevista à revista Contigo!.
Ao expor sua insatisfação com o trabalho publicamente, a veterana afirmou que nunca mais trabalharia com Carlos Lombardi — e ela cumpriu a promessa. “Ele só dá papéis bons para os jovens”, criticou ela. “Tive o privilégio de fazer TV quando dava 90 pontos de audiência. Sempre tive assédio, desde quando fiz Malvina em Gabriela”, completou.
O que aconteceu com Elizabeth Savala, a Agnes de Alma Gêmea?
Desde então, Elizabeth Savala nunca mais fez uma novela do autor Carlos Lombardi. Depois do sucesso em Quatro por Quatro, ela participou da esquecida Quem é Você? (1996) e se afastou da TV por quatro anos.
Na sequência, retornou em A Padroeira (2000) e virou figurinha carimbada nas obras de Walcyr Carrasco, participando de Chocolate com Pimenta (2003), Alma Gêmea (2005), Sete Pecados (2007), Caras & Bocas (2009), Morde & Assopra (2011), Amor à Vida (2013) e Eta Mundo Bom (2016).
Savala teve seu contrato fixo com a Globo encerrado em 2022, enquanto estava no ar em Quanto Mais Vida Melhor, na faixa das 19h — ela deixou a emissora após 40 anos. Seu último trabalho foi o remake de Dona Beja, da Max, ainda inédito, com estreia prevista para 2025.