Roque Santeiro (1985), um verdadeiro clássico da teledramaturgia brasileira, estará de volta no Canal Viva a partir de novembro, mais precisamente no dia 04. Na ocasião, a trama escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva substituirá A Viagem. Vale ressaltar que o título se deu em homenagem a Dias Gomes, já falecido há 25 anos.
O folhetim retrata a história de Roque Santeiro, o qual foi interpretado por José Wilker, um artesão de santos de barro que acaba sumindo depois da invasão arquitetada por Navalhada (Oswaldo Loureiro) e seus capangas à fictícia cidade de Asa Branca. A partir daí, o veterano se torna uma espécie de lenda, sendo que são dados a ele poderes de curas e milagres, fato este que chamou a atenção de romeiros.
Porém, passado 17 anos de seu desaparecimento, o homem decidiu voltar, além de colocar em risco a sobrevivência dos poderosos da região. E um destes foi ninguém mais, ninguém menos que Sinhozinho Malta (Lima Duarte), o qual foi o responsável por induzir a amante, Porcina (Regina Duarte), a inventar que tinha um caso com Roque, apesar de nunca tê-lo conhecido.
Mas, o grande problema nisso tudo é que, assim que a mulher der de cara com o protagonista, eis que ela se apaixona de verdade, no que resulta na formação de um triângulo amoroso. A novela, por sua vez, será exibida de segunda a sábado, às 12h20. Aliás, vale ressaltar que o enredo já se encontra disponível no Globoplay. Nomes como os de Yoná Magalhães, Ary Fontoura, Paulo Gracindo, Eloísa Mafalda, Lucinha Lins, Maurício Mattar, Patrícia Pillar e Claudia Raia também estão no elenco.