Na reta final de Cabocla, Macário (Oscar Magrini) finalmente mostrará sua verdadeira face ao tentar assassinar Neco (Danton Mello), mas acabará morto por Tobias (Malvino Salvador) após ferir Justino (Mauro Mendonça). No confronto, o capitão ainda fará uma revelação inesperada sobre o autor do espancamento de Felício (Sebastião Vasconcellos), algo que se torna um mistério e alvo de muitas especulações na trama.
Decidido a acertar contas com Neco, Macário irá atrás do rapaz em Vila da Mata com o intuito de matá-lo. Armado e furioso, ele se aproxima de Neco, fazendo ameaças: “Você, seu moleque, seu galinho mal empenado, eu vou acertar minhas contas com você, e é já! E ninguém se meta! Ninguém se meta, senão eu mando chumbo!”. Porém, a situação mudará rapidamente com a chegada de Tobias e Justino na casa de Boanerges (Tony Ramos).
Tobias sacará sua arma e ordenará que Macário a largue. O vilão, em resposta, se virará e abrirá fogo contra ele. No calor do tiroteio, Justino será atingido por um dos disparos, para desespero de Neco. Macário continuará ameaçando atirar, mas Tobias aproveitará um momento de distração e o acertará de forma fatal.
Antes de morrer, Macário fará uma revelação bombástica: ele confessará que mandou espancar Felício (Sebastião Vasconcellos), mas a mando de Boanerges. A acusação deixará Tobias em choque, e Boanerges, desesperado, tentará convencer a todos de que Macário estava mentindo.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
“Capitão… Capitão… Ele mentiu!… Ocêis num vão acreditá numa coisa dessas, vão? Ele tá se vingando de mim!… Dotô Teles, acode aqui!… Num dêxa esse infiliz morrê, pelo amor de Deus!… Acode aqui, gente!”, suplicará o coronel, tentando salvar o vilão para esclarecer a situação.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.