Nos próximos capítulos de No Rancho Fundo, Artur (Túlio Starling) dará um importante passo para salvar a família Leonel da dívida milionária com a mineradora, ao descobrir uma maneira de adiar o pagamento da multa imposta por Ariosto (Eduardo Moscovis).
Como herdeiro legal de Dona Manuela (Valdineia Soriano), o engenheiro se torna sócio-gerente da empresa e demite o vilão. Antes disso, Artur havia se envolvido em uma grande discussão com Ariosto, que insistia em cobrar a multa milionária da família de Quinota (Larissa Bocchino) pela quebra de contrato na exploração da mina da Gruta Azul. Sem condições de pagar o valor, os Leonel corriam o risco de perder suas terras, um plano orquestrado por Ariosto para se apropriar da Gruta Azul.
Durante o confronto, Artur perde a paciência e se demite. Ariosto rapidamente oferece o cargo do filho a Marcelo Gouveia (José Loreto), que estará chantageando o vilão. Enquanto isso, Artur tenta se reconciliar com Quinota, mas a mocinha se recusa a confiar no engenheiro, acreditando que ele ainda está envolvido com Blandina (Luisa Arraes). A situação dos pais de Quinota, prestes a perder a Gruta Azul, também a deixa ainda mais aflita.
Determinando a encontrar uma solução, Artur promete a Quinota que resolverá a questão da dívida antes de retornar à mineradora. No escritório de Ariosto, o engenheiro declara que, como herdeiro de Dona Manuela, ele é sócio-gerente da empresa e, portanto, não pode ser demitido.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de No Rancho Fundo
Em uma virada decisiva, Artur expulsa o pai da mineradora, mas mantém Marcelo Gouveia como engenheiro-chefe, ainda sem saber dos planos do “amigo” para prejudicá-lo.