Parece que casar Belinha (Regiane Alves) vai ser mais difícil do que se imagina na Edição Especial de Cabocla. Isso porque, primeiramente, Boanerges (Tony Ramos) não aceitará a união da filha com Neco (Danton Mello), que decidiu não escantear sua participação nas eleições. Apesar do coronel Justino (Mauro Mendonça) ter ido até a casa dele para pedir pessoalmente que o rival liberasse a garota, nada deu certo.
Depois, foi a vez do personagem de Tony Ramos e o Capitão Macário (Oscar Magrini) arranjarem uma forma de juntar Gustavo com a moça, mesmo sabendo que o rapaz se encontra no interior e que não pensa em se casar tão cedo. Para isso, o capitão recorrerá a Xexéu (Fernando Petelinkar) para que possa prosseguir com a farsa. Só para se ter uma ideia, o aliado escreverá cartas a Belinha se passando por Gustavo.
Isso, no entanto, deixará a jovem bastante contente a ponto de fazer Neco ficar com ciúmes e preocupado com o fato da amada se apaixonar de verdade pelo rival. Porém, no final das contas, tudo será descoberto, afinal a filha de Emerenciana (Patrícia Pillar) saberá que ele não quer se comprometer agora com ninguém, muito menos com alguém que sequer conhece.
Baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto, Cabocla foi adaptada por Benedito Ruy Barbosa e é protagonizada por Vanessa Giácomo, Daniel de Oliveira, Tony Ramos, Patricia Pillar, Regiane Alves, Danton Mello, Mauro Mendonça e Elena Toledo.