Em Cabocla, Tobias (Malvino Salvador) decidirá confrontar Tina (Maria Flor) para descobrir a verdade sobre o envolvimento de Zuca (Vanessa Giácomo) com outro homem. Relutante, a jovem não esconde a verdade e revela que a noiva do peão está tendo um caso com Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira), o que deixa Tobias completamente devastado.
“Eu disse que era tão grato, que era capaz de dar minha vida por ele! E ele me arrancou o coração do peito!”, dirá Tobias, sentindo-se traído. Assim, o peão sai decidido a acertar as contas com o advogado, e vai até a fazenda para confrontá-lo.
O embate, no entanto, ocorre em um local isolado, sem testemunhas. Apesar de Tomé (Eriberto Leão) e Boanerges (Tony Ramos) tentarem impedi-lo, não conseguem encontrar os dois a tempo. Quando finalmente se encontram, Tobias exige explicações. Luís tenta se defender, afirmando que nunca teve a intenção de destruir o noivado do amigo, mas isso não convence Tobias, que exige a verdade.
Sem saída, Luís confessa seus sentimentos por Zuca: “Se você quer saber a verdade, Tobias, eu gosto da Zuca! Eu gosto dela, de verdade!”. A confissão é o estopim para Tobias, que saca sua arma, decidido a acabar com a vida do mocinho.
Ainda assim, a dívida de gratidão que Tobias sente por Luís pesa sobre sua consciência. Mesmo com a traição, ele lembra que Luís ajudou sua família a manter o sítio. No entanto, Luís já disposto a aceitar as consequências e minimiza a ajuda que ofereceu ao peão. “Eu teria feito o mesmo por qualquer um! Eu não quero que você se apegue a isso pra justificar o mal que eu lhe fiz!”, soltará o advogado.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Pronto para morrer, Luís desafia Tobias a apertar o gatilho. O peão engatilha a arma e dispara, mas o tiro é para o alto, revelando que, apesar de todo o sofrimento, ele não consegue matar Luís. Frustrado, Tobias grita para que o advogado vá embora antes que ele mude de ideia, encerrando o confronto sem derramamento de sangue.