Atual novela das nove da Globo, Mania de Você sofreu um duro baque antes de entrar no ar. O autor João Emanuel Carneiro desejava ter Taís Araújo como a grande protagonista da trama, mas perdeu a atriz para o remake de Vale Tudo e o papel de Viola ficou a cargo de Gabz, obrigando o novelista a mexer na obra.
De volta à faixa das 21h após seis anos, Carneiro tinha como grande desejo a presença de Taís interpretando Viola. O nome da personagem, inclusive, é uma referência à Viola Davis, atriz norte-americana de quem a esposa de Lázaro Ramos é publicamente fã.
A novela marcaria o retorno da parceria entre o autor e a atriz, que não trabalham juntos desde A Favorita (2008). Carneiro e Taís tiveram uma parceria de sucesso nos anos 2000, quando ela interpretou a Preta de Da Cor do Pecado (2004) e a Ellen de Cobras & Lagartos (2006), os grandes sucessos do novelista às 19h.
Autor de Mania de Você queria Taís Araújo
Em seu retorno ao horário nobre depois de escrever Todas as Flores (2022) com sucesso para o Globoplay, o desejo era retomar a parceria com a atriz. A personagem Viola havia sido escrita especialmente para Taís e ela chegou a receber o convite de João Emanuel Carneiro — apesar de negar.
Em conversa com o Gshow no fim de 2023, a artista desconversou sobre o assunto. “Ninguém falou comigo [sobre o papel em Mania de Você], eu só li e fui muito pega de surpresa”, declarou ela ao participar do lançamento do filme Ritmo de Natal.
O autor queria a participação de Taís na trama e contava com a antiga parceria para tê-la em sua obra, mas levou um balde de água fria.
Taís Araújo recusou Mania de Você para fazer Vale Tudo
No início do ano, quando a escalação de Mania de Você começou de fato, Taís deixou claro para a equipe do diretor artístico Carlos Araújo que estava com uma sondagem para o remake de Vale Tudo e que aguardava uma resposta da produção do folhetim adaptado por Manuela Dias para aceitar ou recusar o convite.
E não deu outra: a atriz de fato foi convidada para viver a protagonista Raquel Accioli na nova versão de Vale Tudo, que será lançada em 2025. Com isso, ela recusou Mania de Você. João Emanuel Carneiro, então, precisou alterar o perfil da personagem Viola, que ficou com Gabz.