Nos próximos capítulos de No Rancho Fundo, Seu Tico Leonel (Alexandre Nero) se meterá em uma grande confusão ao perder a paciência diante dos abusos de Sabá Bodó (Welder Rodrigues). Após uma discussão acalorada, o matuto ameaçará o político, se esquecendo de que Sabá é uma autoridade local, o que resultará na sua prisão por desacato.
A situação se agrava porque Tico está no meio de uma batalha para proteger as terras de sua família na Gruta Azul contra interesseiros da região, incluindo o próprio prefeito, que busca qualquer oportunidade de se beneficiar às custas dos outros. Durante a discussão, Tico se exalta e ameaça Sabá, afirmando que vai acabar com ele, o que o político rapidamente usa a seu favor, denunciando o dono das terras.
Apesar da prisão, Tico não será tratado como um criminoso perigoso. O delegado Floro Borromeu (Leandro Daniel) decidirá liberá-lo, justificando que o homem precisa estar livre para supervisionar o garimpo nas terras da Gruta Azul.
Depois de mais calmo, Tico se reencontrará com Sabá Bodó, acompanhado de Zefa Leonel (Andrea Beltrão), e da primeira-dama, Nivalda (Titina Medeiros). O casal fechará um acordo com o prefeito para evitar futuros desentendimentos e garantir que a paz seja mantida entre eles, pois apesar dos mandos e desmandos e do interesse do prefeito na Gruta, comprar guerra com ele naquele momento, só iria piorar ainda mais a situação da família.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de No Rancho Fundo
Livremente inspirada na peça A Capital Federal, de autoria de Artur Azevedo, No Rancho Fundo é escrita por Mário Teixeira, com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman, e tem no elenco principal nomes como os de Larissa Bocchino, Túlio Starling, Andréa Beltrão, Alexandre Nero, José Loreto, Luisa Arraes, Débora Bloch e Eduardo Moscovis.