Novela das sete da Globo, Família é Tudo surgiu após um sonho do autor Daniel Ortiz, que desenvolveu a obra a partir do que viu. O novelista, porém, teve alguns percalços pelo caminho e quase desistiu de fazer a trama, além de ver o nome que idealizou sendo alterado.
Responsável por novelas como Alto Astral (2014), Haja Coração (2016) e Salve-se Quem Puder (2020), Ortiz está no ar na faixa das 19h desde março, quando estreou Família é Tudo. A trama, que conta a história de cinco irmãos que se unem após a “morte” da avó Frida, vivida por Arlete Salles, foi criada a partir de um sonho maluco que o novelista teve.
Família é Tudo surgiu após sonho de autor
Antes de receber esse nome, a novela tinha o título de A Vovó Sumiu, que foi como foi chamada pelo autor assim que concebeu a ideia. No lançamento da trama, Ortiz contou como tudo aconteceu e revelou que a história surgiu a partir de um sonho.
“Era um sonho onde tinha uma casa e uma família correndo pra lá e pra cá e todos eles gritavam desesperados ‘a vovó sumiu, a vovó sumiu’. Esse nome ficou na minha cabeça e coloquei na novela”, contou ao jornal Midiamax.
Daniel Ortiz pensou em abandonar novela
Na ocasião, porém, Ortiz teve dúvidas ao acordar e pensou se realmente desenvolveria aquela história que havia imaginado e chegou a abandoná-la, mesmo tendo que apresentar um novo projeto para a Globo. “Era uma época que eu tinha que apresentar uma nova sinopse, estava buscando histórias, pesquisando, e sonhei com essa. Depois, fiquei pensando: ‘será que eu trabalho nela ou não?’. Até larguei, deixei pra lá, mas depois voltei e tudo foi criado a partir disso”, conta.
Foi com base nessa ideia que Daniel Ortiz criou A Vovó Sumiu. Esse chegou a ser o nome da trama durante meses, mas antes da estreia a Globo, em conjunto com o autor, decidiu mudar para Família é Tudo por acreditar que representaria melhor o que a história queria passar: a luta da avó para reunir a família despedaçada.
“O nome mudou, porque li algumas notas que me fizeram pensar que estava passando a mensagem errada. É uma novela sobre família, e não sobre o sumiço da vovó”, afirmou o autor ao UOL.
Exibida no horário das sete, Família é Tudo ficará no ar até o dia 27 de setembro, quando será substituída por Volta por Cima.