Atualmente reprisada nas tardes da Globo, Cabocla (2004) passou por várias alterações em relação à sua versão original, exibida em 1979. Escrito por Edilene e Edmara Barbosa, filhas de Benedito Ruy Barbosa, o remake teve a supervisão de texto do autor, que decidiu colocar na adaptação da obra partes que haviam sido barradas pela censura.
O romance homônimo de Ribeiro Couto (1898-1963), que originou a novela, foi adaptado por Benedito pela primeira vez em 1979. Na época, o folhetim foi protagonizado por Gloria Pires e Fábio Jr., que deram vida ao casal Zuca e Luís Jerônimo.
Naquela época, porém, o novelista ficou impedido de abordar algumas questões envolvendo a posse de terra, como no caso do usucapião, por conta da censura da Ditadura Militar (1964-1985). “A censura era imbecil demais”, afirmou Benedito na época do lançamento do remake.
O autor, então, aproveitou a nova versão da história para desenvolver esses temas. “Vamos mexer bem nesta questão política, o que na época não foi possível por causa da censura”, disse.
Um momento entre Zuca (Gloria Pires/Vanessa Giácomo) e Luís Jerônimo (Fábio Jr./Daniel de Oliveira) também está entre as cenas vetadas em 1979. Na sequência, os dois aparecem juntos num quarto da fazenda.
“Ele está tossindo, bem mal, sabe… Mas eles não queriam que aparecesse uma cena de dois solteiros conversando em um quarto. Achavam uma afronta”, contou Benedito sobre a censura imposta pela Ditadura. A cena foi resgatada na versão de 2004 e contou até com beijo entre Zuca e Luís.
Na ocasião, no entanto, o novelista admitiu o medo de alterar essas partes da trama. “Minha maior preocupação com este remake é não estragar o que foi bem-feito”, pontuou.
Por conta de toda essa preocupação, Edmara e Edilene, que assinaram o texto da adaptação, tiveram um longo trabalho de análise sobre os textos antigos do pai e aprovaram cada capítulo diretamente com ele.
“O que estamos fazendo é pegando capítulo por capítulo e atualizando diálogos, crescendo a participação de alguns personagens, mexendo em cenas. Mas o enredo e a estrutura básica dos capítulos estão sendo mantidos. Como estamos conduzindo nosso trabalho em cima do que foi escrito por meu pai, ele tem nos deixado livres para criar, dentro da linha dele”, detalhou Edmara.
Reprisada desde agosto na faixa Edição Especial nas tardes da Globo, Cabocla é ambientada na fictícia Vila da Mata. A trama ainda mostra uma forte disputa política entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça), que vivem em pé de guerra.