Nos próximos capítulos de Cabocla, um grave acontecimento com Felício (Sebastião Vasconcelos) deixará sua família abalada e gerará especulações por toda a Vila da Mata. O veterano será encontrado por Tina (Maria Flor) à beira da morte no mato. Apesar de sobreviver, sua recuperação será limitada, e o agricultor não terá muito tempo de vida, mas será alvo de teorias de que ele teria sido vítima de um ataque ordenado pelos coronéis da cidade.
Após ser resgatado, Felício será levado para casa, onde receberá os cuidados do doutor Teles (Cahuê Filho). O médico, no entanto, será direto com Tobias (Malvino Salvador) sobre a gravidade da situação. Ele explicará que o coração de Felício está muito fraco e que seu estado é crítico. Mesmo que o veterano não venha a falecer imediatamente, sua vida nunca mais será a mesma.
O doutor deixará claro que qualquer esforço físico deve ser evitado, pois o pai de Tobias tem poucas chances de sobreviver por muito tempo. “O coração do seu pai está muito fraco, Tobias! Não vai resistir muito tempo! Eu sinto muito!”, dirá o médico.
Enquanto Generosa (Vera Holtz) insistirá em explicar que o marido não foi espancado, rumores se espalharão de que o coronel Justino (Mauro Mendonça) estaria por trás de uma emboscada contra o agricultor, utilizando seus capangas para quase matá-lo. Outra teoria que circulará pela cidade será a de que Boanerges (Tony Ramos) teria mandado espancar o próprio compadre para incriminar Justino, em meio a a rivalidade entre os dois coronéis.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Com Felício gravemente ferido e suas chances de sobrevivência diminuindo a cada dia, as especulações aumentarão, incluindo a crença de muita gente de que ele já estaria até mesmo morto.