Em Renascer, a jornada de José Inocêncio (Marcos Palmeira) toma um rumo trágico quando o fazendeiro descobre que perdeu o movimento das pernas. A revelação o deixa devastado, preso a um leito de hospital e incapaz de retomar sua vida como antes.
Em meio a isso, a chegada de Aurora (Malu Mader) se transforma em uma cena de rejeição e amargura. A fazendeira até tenta justificar a demora em visitá-lo e demonstra preocupação com o estado de Inocêncio, mas ele será bastante ríspido com a mulher.
“Eu não queria que você viesse”, diz o fazendeiro, cortando qualquer possibilidade de diálogo ou consolo. Aurora, surpreendida pela frieza do amado, se oferece para ir embora, e Inocêncio, sem hesitar, aceita a oferta, mostrando que está decidido a se afastar de todos, inclusive dela.
Isso marcará o fim do romance entre os dois, causado pela desilusão que ele enfrenta após o atentado de Egídio (Vladimir Brichta). A tragédia o faz reviver as memórias de Maria Santa (Duda Santos) e repensar o relacionamento que ele estava começando a construir com Aurora.
Assim como ocorreu na versão original de Renascer, em 1993, Inocêncio decide romper o seu romance com Aurora ao ficar desiludido com a vida depois de sofrer o atentado de Egídio (Vladimir Brichta) e acabar em uma cadeira de rodas.
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
O protagonista até estava convencido a se livrar das memórias de Maria Santa para viver ao lado da fazendeira, mas tudo muda quando ele é surpreendido por esse ataque, que muda completamente os seus planos e dá início a sua desgraça, que só terá fim no último capítulo da trama, quando, já bastante debilitado, Inocêncio se entrega a morte e vai ao encontro da falecida esposa em outro plano.