Nessa última semana de Renascer irá ao ar um acontecimento devastador que fará José Inocêncio (Marcos Palmeira) definhar completamente. O fazendeiro se desequilibrará de sua cadeira de rodas no meio da mata e acabará ficando no chão. Incapaz de se levantar, ele é forçado a passar a noite ao relento e só conseguirá retornar para casa no dia seguinte, rastejando com dificuldade.
Na fase atual da trama, Inocêncio recebeu a notícia de que nunca mais voltará a andar como consequência dos tiros que levou de Egídio (Vladimir Brichta). Será um período de muito sofrimento para o produtor rural, que se verá preso em uma cadeira de rodas até o seu último dia de vida.
Apesar do momento desafiador, José Inocêncio se esforçará para manter sua independência. Certo dia, ele sairá sozinho para visitar Norberto (Matheus Nachtergaele). João Pedro (Juan Paiva), Deocleciano (Jackson Antunes) e Zinha (Samantha Jones) estranharão o sumiço do coronel e sairão para procurá-lo.
Só que, na volta para casa, José Inocêncio decidirá pegar um atalho, mas perderá o controle no caminho e cairá da cadeira de rodas. O fazendeiro tentará subir de volta na cadeira, mas ela sairá rolando ribanceira abaixo. Começará a chover forte, e João Pedro ficará cada vez mais preocupado com o desaparecimento do pai.
Final de José Inocêncio em Renascer
Debilitado, o personagem de Marcos Palmeira passará a noite na mata e somente conseguirá retornar para casa no dia seguinte, com muito esforço. Ao chegar, ele aparecerá coberto de barro e desmaiará na sequência. Embora precise de ajuda, Inocêncio recusará tratamento e ficará agonizando.
Será nessa fase que João Pedro, vendo o sofrimento do pai, arrancará o facão fincado nos pés do Jequitibá para que ele possa partir como deseja. O jovem o entregará para Inocêncio, que pedirá perdão por nunca ter lhe dito o quanto o amava. No fim das contas, o fazendeiro conseguirá morrer e Maria Santa aparecerá para buscá-lo.