Em Alma Gêmea, Vera (Bia Seidl) enfrentará um grave problema de saúde e ficará abalada com a situação. Nos próximos capítulos, a irmã de Rafael (Eduardo Moscovis) será diagnosticada com um tumor no cérebro e sofrerá constantes desmaios causados pela doença.
A essa altura, Vera terá retornado à cidade de Roseiral após um período viajando. Com uma aparência debilitada, ela começará a ter desmaios, o que assustará a família. Julian (Felipe Camargo) então levará um médico especialista para examiná-la, e o profissional constatará o tumor, deixando-a profundamente abalada.
Na sequência, o médico revelará que não é possível operar Vera, pois o tumor está localizado em uma região profunda do cérebro. Ele ainda alertará que seu tempo de vida pode variar de dias a meses, ou até anos. A mulher, claro, cairá no choro, sendo consolada por Julian.
Para confortá-la, o personagem de Felipe Camargo dirá que ficará ao lado dela o tempo que for preciso para ampará-la nos momentos difíceis desse momento. Ele então beijará a professora de balé e a aconselhará a viver com intensidade cada momento de sua vida.
Exibida originalmente pela Globo entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco. O elenco principal contou com nomes como os de Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Ana Lúcia Torre, Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador.