O remake de Renascer apresentará uma cena bastante semelhante ao do desfecho trágico de Tião Galinha (Irandhir Santos) na versão original da novela, quando ele tem um encontro com o diabo e acaba morrendo na cadeia, mas dessa vez, o peão irá sobreviver.
Após ser preso novamente, Tião decide iniciar uma greve de fome, que o leva a um estado de fraqueza extrema. Em sua cela, sozinho e debilitado, ele começa a sentir a presença de uma força sobrenatural, que se materializa na forma da sombra do demônio, uma figura assustadora que parece ter vindo para buscar sua alma.
Ao perceber a presença da criatura, ele questiona se o fim do seu sofrimento finalmente chegou. Ele se rende à ideia de que a morte é a única saída para escapar da fome, da vergonha e da miséria que sempre o atormentaram. Porém, antes de “morrer”, ele se queixa de que o demônio não cumpriu a promessa de lhe dar um pedaço de terra, o que ele tanto almejava.
Enquanto isso, Joana (Alice Carvalho) enfrenta o próprio demônio de uma maneira inesperada. Em sua barraca, ela trava uma luta física e espiritual com a garrafa que prende o cramulhão. Lutando para respirar, Joana acaba destampando a garrafa e a estraçalha no chão.
No exato momento em que a garrafa é destruída, Tião, ainda na cela, sente o impacto. O peão é trazido de volta à vida por Joana, que o encontra em um estado de transe profundo. Ao perceber que está vivo, Tião fica confusão, mas Joana afirma que nunca o perderá, mesmo que precise enfrentá-lo no inferno para trazê-lo de volta. “Eu senti que eu tinha me ido… Você me trôxe de volta, minha Joana!”, falará o peão.
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
Na primeira versão de Renascer, Tião acaba se enforcando na sua cela após ser acusado de tentar matar Egídio (Vladimir Brichta). Agora, no remake, Tião é preso novamente após resistir à reintegração de posse das terras que invadiu, mas ao invés de encontrar um fim trágico, ele recebe uma segunda chance de viver.