Na reta final de Renascer, uma nova tragédia vai marcar o destino de José Inocêncio (Marcos Palmeira). Mesmo após mudar o desfecho cruel de Tião Galinha (Irandhir Santos), a novela manterá o destino trágico do protagonista, que será vítima de um atentado orquestrado por Egídio (Vladimir Brichta), o que fará com que ele perca o movimento das pernas.
O momento que mudará para sempre a vida de Inocêncio ocorrerá próximo ao final da novela. Ele será atingido por um tiro enquanto está em uma cachoeira, logo após a festa do Bumba. A identidade do autor do disparo será inicialmente mantida em segredo, criando um mistério em torno do atentado.
A bala atingirá José Inocêncio na coluna, causando uma lesão grave na medula espinhal, fazendo com que ele perca o movimento das pernas e seja forçado a se locomover com a ajuda de uma cadeira de rodas. No entanto, a situação será ainda mais crítica, pois o mocinho passará grande parte do tempo acamado.
Na versão original, após o atentado, a situação de José Inocêncio só piora. Ele chega a dispensar Aurora (Malu Mader), que o procura na Bahia na tentativa de reatar o relacionamento e oferecer apoio. Porém, mergulhado em seu desespero, Inocêncio não consegue aceitar a ajuda e se distancia ainda mais daqueles que o amam. Para agravar ainda mais a situação, ele sofre outro acidente ao cair da cadeira de rodas, deixando-o ainda mais debilitado.
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
O sofrimento de Inocêncio resultará em uma decisão radical de João Pedro (Juan Paiva), que decide retirar o facão que foi cravado aos pés do jequitibá-rei, quebrando o pacto e permitindo que ele finalmente encontre paz e seja levado por Maria Santa para o outro plano.
Criada por Benedito Ruy Barbosa, adaptada por Bruno Luperi e com direção artística de Gustavo Fernandez, o remake de Renascer tem no elenco principal nomes como os de Marcos Palmeira, Juan Paiva, Theresa Fonseca, Marcelo Mello Jr., Renan Monteiro, Gabriela Medeiros, Vladimir Brichta e Sophie Charlotte.