Em No Rancho Fundo, a redenção de Ariosto (Eduardo Moscovis) parece mesmo ter sido passageira. Nos próximos capítulos da trama, o vilão, tomado novamente pela ganância, vai arquitetar um novo plano sujo, e dessa vez, ordenará que Jordão (Alejandro Claveaux) sequestre o seu próprio filho, Artur (Túlio Starling).
Determinado a descobrir a origem da mina de turmalina na Gruta Azul, ele vê no sequestro do filho uma oportunidade de manter Quinota (Larissa Bocchino) ocupada enquanto ele age sem ser atrapalhado. O empresário vai orientar Jordão a capturar Artur e escondê-lo em um cativeiro, longe dos olhos curiosos de qualquer pessoa que possa intervir.
Com Artur fora de cena, Ariosto colocará em prática seu plano para explorar as riquezas da Gruta Azul. Ele contrata garimpeiros ilegais para invadirem o local e inicia a busca por pedras preciosas. A ausência de Artur não só o afasta da família, mas também abre caminho para que Ariosto intensifique suas armações, enfrentando Quinota e se recusando a romper a sociedade que explorava a gruta.
Quando Quinota percebe que o marido está desaparecido, ela inicia uma investigação desesperada para encontrá-lo. Com a ajuda de Marcelo (José Loreto), a mocinha começa a juntar as peças do quebra-cabeça. Marcelo, por sua vez, descobre a verdade por trás do desaparecimento de Artur ao ouvir uma conversa entre Ariosto e Deodora (Débora Bloch).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de No Rancho Fundo
Armado com essa informação, o pilantra decide agir e leva Quinota até o cativeiro onde o mocinho está sendo mantido. Ele consegue salvar Artur e aproveita o momento para posar como herói para a protagonista.
Livremente inspirada na peça A Capital Federal, de autoria de Artur Azevedo, No Rancho Fundo é escrita por Mário Teixeira, com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman, e tem no elenco principal nomes como os de Larissa Bocchino, Túlio Starling, Andréa Beltrão, Alexandre Nero, José Loreto, Luisa Arraes, Débora Bloch e Eduardo Moscovis.