Na reta final de Renascer, um dos momentos mais aguardados é a revelação do conteúdo de uma carta deixada por Marianinha (Gabriella Cristina) para Maria Santa (Duda Santos). José Inocêncio (Marcos Palmeira) finalmente põe as mãos no envelope e decide lê a carta ao lado do túmulo da amada, aos pés do jequitibá-rei.
A carta, que carrega respostas para perguntas que Inocêncio nem imaginava, é entregue a ele por Norberto (Matheus Nachtergaele). O documento é encontrado entre os pertences de Rachid (Almir Sater), mas Norberto, sem saber do verdadeiro valor da carta, decide entregá-la ao protagonista por pensar que se trata de algo importante relacionado a sua falecida esposa.
Inocêncio finalmente lê a carta e tem uma espécie de revelação: “Agora tudo faz sentido!”, dirá o mocinho. No entanto, o autor da novela, Bruno Luperi, decide manter o teor da carta em segredo, pelo menos por enquanto, mas tentando “incitar o interesse no público”.
Na primeira versão da novela, em 1993, a carta deixada por Marianinha fazia referência ao motivo da sua partida da fazenda, mas o público nunca conheceu o conteúdo exato da mensagem. Rachid (Luís Carlos Arutin) e Inocêncio (Antonio Fagundes) leram a carta juntos, mas o mascate rasgou o papel logo após a leitura, deixando o mistério no ar.
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
Na trama, é insinuado que o estuprador de Marianinha não foi Venâncio (Cacá Carvalho), mas possivelmente Belarmino (José Wilker), conforme sugerido por uma premonição de Teca (Palomma Duarte). Esse mistério, no entanto, nunca foi completamente esclarecido, e o remake parece seguir o mesmo caminho de manter o suspense até os momentos finais.
Criada por Benedito Ruy Barbosa, adaptada por Bruno Luperi e com direção artística de Gustavo Fernandez, o remake de Renascer tem no elenco principal nomes como os de Marcos Palmeira, Juan Paiva, Theresa Fonseca, Marcelo Mello Jr., Renan Monteiro, Gabriela Medeiros, Vladimir Brichta e Sophie Charlotte.