O SBT foi surpreendido por uma decisão do Ministério da Justiça de reclassificar a novela As Aventuras de Poliana. Na ocasião, novela de Íris Abravanel perdeu a classificação de “livre” e passou a ser considerada imprópria para menores de 10 anos. É a primeira vez que uma trama infantil da emissora de Silvio Santos é reclassificada.
No despacho, o órgão ministerial justifica que foram constatadas tendências como bullyng, supervalorização do consumo, exposição de Pessoas em situações constrangedoras ou degradantes entre outras.
Vale destacar que em 12 de julho, o SBT já havia sido notificado pelo Ministério da Justiça advertindo a emissora sobre as observações acima citadas. Porém, o órgão do governo federal recuou e manteve a classificação de As Aventuras de Poliana com “livre”.
Confira o despacho do MJ na íntegra:
Nº 205/2018/COCIND/DPJUS/SNJ
Processo MJ nº: 08000.016816/2018-02
Novela: “AS AVENTURAS DE POLIANA”
Emissora: TVSBT Canal 04 de São Paulo S/A.
Considerando que foi atribuída a classificação “livre” à novela “AS AVENTURAS DE POLIANA”, conforme Portaria nº 116, de 12 de julho de 2018.
Considerando que, na atividade de monitoramento dos capítulos subsequentes à publicação da classificação indicativa, foram constatadas tendências como Bullyng, Exposição de Pessoas em Situações Constrangedoras ou Degradantes, Supervalorização do Consumo, Ato Violento e Estigma/Preconceito, em sua maioria também agravadas por apresentação de conteúdo inadequado com criança ou adolescente e todas incompatíveis com a autoclassificação sugerida.
Considerando que a emissora foi notificada a respeito da incompatibilidade do conteúdo exibido com a faixa etária atribuída.
Considerando que, mesmo após a notificação, foram apresentados conteúdos que não se amoldam à classificação “livre”, resolve:
Reclassificar a obra “AS AVENTURAS DE POLIANA?” para “não recomendado para menores de 10 (dez) anos” por conter linguagem imprópria e violência, ficando o interessado na obrigação à nova classificação no prazo de 5 (cinco) dias e sempre quando houver a exibição da obra.
DEVERAO PROIBIR ERA AS NOVELAS DA GLOBO. SO TEM COISAS IMORAIS; ensinando as pessoas a serem mais horriveis homen com homem, e mulher com mulher.
Eu assisto todos os dias essa novela poliana,acho muito legal,e o governo fica dizendo que e impropria,novela escandalosa ninguém proíbe kkkk.
Como novelas da globo,essas não são impropria.