Nesta terça-feira (30), o SBT levou ao ar o segundo capítulo de A Caverna Encantada, sua nova novela infantojuvenil. A trama, que estreou em baixa, chegando a ter menos audiência que as novelas mexicanas exibidas a tarde, apresentou um crescimento de alguns décimos, mas segue sem alterar os índices do horário nobre da emissora de Silvio Santos, que já vinha mal com a exibição solo de A Infância de Romeu e Julieta.
Segundo dados consolidados na Grande São Paulo, ontem, a trama escrita por Íris Abravanel marcou apenas 4,4 pontos, dois décimos a mais que a estreia, mas ainda bem abaixo das expectativas da emissora. Exibida na sequência, a reta final de A Infância de Romeu e Julieta marcou 4,5 pontos.
A estreia fraca da nova novela infantil já criou rumores de que já existe um certo desgaste do público e que A Caverna Encantada marcaria o fim das produções de novelas desse gênero no SBT e a retomada de produções voltadas para o público adulto, mas a emissora já tratou de desmentir isso.
A Record enfrenta situação semelhante com a novela turca Força de Mulher, sua nova aposta para o horário nobre, enquanto aguarda o fim da produção da nova temporada de Reis.
Na estreia, o folhetim já registrou a pior audiência de um primeiro capítulo de uma produção exibida no horário, e nesse segundo episódio, também teve um crescimento de alguns décimos, fechando com 5,2 pontos, o que garantiu a vice-liderança para a emissora dos bispos, embora ainda esteja bem abaixo do esperado. A reprise de Genesis, exibida na sequência, acabou sendo afetada pelos baixos índices da novela turca e registrou apenas 4,3 pontos.