Pelo visto, o SBT seguirá tendo problemas com a audiência de suas novelas infantis, que já apresentam um desgaste no horário nobre. Acontece que A Caverna Encantada, nova produção infantojuvenil inédita da emissora de Silvio Santos, estreou nesta segunda-feira (29) e não alterou os índices do horário, que já vinham em baixa com a exibição solo de A Infância de Romeu e Julieta.
Segundo dados consolidados na Grande São Paulo, a trama escrita por Íris Abravanel marcou apenas 4,2 pontos, praticamente os mesmos índices de A Infância de Romeu e Julieta, que segue no ar com a exibição dos seus últimos capítulos, e registrou ontem 4,1 pontos. Exibida na sequência, a reprise de As Aventuras de Poliana se saiu ainda pior, fechando com 4,0 pontos.
Isso fez com que a trama inédita também mantivesse o SBT na terceira colocação, atrás da Record, que estreou a novela turca Força de Mulher, e conseguiu fechar com 4,8 pontos, o pior desempenho de um primeiro capítulo de novela na faixa, mas que foi suficiente para garantir a vice-liderança para a emissora dos bispos.
Vale ressaltar que o SBT vem enfrentando uma grave crise na audiência. Para se ter uma ideia, a estreia de A Caverna Encantada registrou os mesmos índices de Teresa, e menos audiência que Contigo Sim, novela mexicana exibida a tarde, que não só teve índices melhores que a trama inédita exibida no horário nobre, como também marcou a maior média de audiência entre todas as atrações do dia do canal, com 4,5 pontos.
Essa não é a primeira vez que as novelas mexicanas da tarde chegam a registrar a maior audiência diária da emissora, que apesar disso, vem promovendo mudanças na sua programação e alterando o horário de alguns folhetins sem aviso prévio, o que chega a beneficiar a Globo e a Record.