Cristina (Flávia Alessandra) finalmente conseguiu o que tanto queria para sua vida: arrancar Rafael (Eduardo Moscovis) dos braços de Serena (Priscila Fantin) na reprise de Alma Gêmea, no Vale a Pena Ver de Novo. Porém, a insegurança quanto ao casamento com o botânico fará com que a víbora busque o conselho de Adelaide (Walderez de Barros), que acabará sendo sincera com a neta ao dizer duras verdades a ela na trama de Walcyr Carrasco.
Na ocasião, ela chegará a perguntar sua avó se a mesma acredita que o amor pode acontecer aos poucos, no que ouvirá: “Finalmente entendeu que o Rafael não a ama?”, reagirá a veterana. “Eu sempre soube, mas esperava poder mudar seus sentimentos”, rebaterá a megera. “Perca as esperanças, Cristina! O Rafael nunca amará outra mulher que não a Serena!”, devolverá a idosa, curta e grossa.
Isso, no entanto, não agradará nenhum pouco a antagonista, que se revoltará, enquanto Adelaide sairá em defesa da índia ao dizer que ela é a reencarnação de Luna (Liliana Castro) que retornou para ficar novamente ao lado do viúvo. Porém, a filha de Débora (Ana Lúcia Torre) afirmará: “Ela beijou outro. Se houvesse esse laço, não faria isso”.
Contudo, a personagem de Walderez de Barros será sincera com a parente: “Eu não creio que ela tenha algo a ver com aquele homem. Mais provável que você tenha preparado uma armadilha para ela”, desconfiará a velha. “Vovó! Não me acuse injustamente!”, retrucará a loira, bastante cínica. “Ôh, Cristina… Não vê que não será feliz com um homem que só ficará com você por obrigação?!”, insistirá Adelaide.
Mesmo assim, a personagem de Flavia Alessandra ignorará a fala da avó e continuará convicta de que será feliz casada com o pai de Felipe (Sidney Sampaio). “Eu não perderei as esperanças! Ensinarei o Rafael a me amar!”, sentenciará.