A Globo escalou a novela Cabocla para substituir Cheias de Charme na última semana de agosto. A trama, exibida originalmente em 2004, é protagonizada por Vanessa Giácomo e Daniel de Oliveira. Baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto, o folhetim foi adaptada por Benedito Ruy Barbosa, com a colaboração de Edmara Barbosa e Edilene Barbosa.
Inicialmente, Cleo Pires foi a atriz cogitada para interpretar Zuca, a protagonista da história, mas acabou recusando o convite. A Globo, então, fez testes com 15 candidatas e optou por escolher uma atriz desconhecida do público, oficializando Vanessa Giácomo no papel.
A produção de Cabocla teve que ser adiantada após a Globo descartar o remake de O Profeta, que naquele momento precisava de ajustes. Em novembro de 2003 o canal deu carta branca à Edilene e Edmara Babosa (filhas do novelista) para produzirem uma nova versão de Cabocla.
Por fim, quando estreou em 2004, Cabocla levou ao ar uma cena que foi proibida na segunda versão da novela, em 1979, na Globo. Na época, Zeca encontra Luís Jerônimo no quarto da fazenda do Coronel Boanerges. “A censura era imbecil demais. […] Eles não queriam que aparecesse uma cena de dois solteiros conversando em um quarto. Achavam uma afronta”, disparou Benedito Ruy Barbosa.