A novela Cheias de Charme está entrando em seus últimos meses de exibição e, ao que tudo indica, sua sucessora deve estrear em meados de agosto. Embora a Globo não comente sobre o assunto, é possível especular quais tramas podem ocupar a faixa horária após o Jornal Hoje.
Como se sabe, a faixa de Edição Especial é destinada a novelas que já foram exibidas na Globo no horário das seis ou sete. Com isso, Cabocla é a primeira a ter grandes chances de substituir a reprise das empreguetes. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a atração quase inaugurou a faixa horária, mas O Cravo e a Rosa acabou levando a melhor.
Quem já assistiu Cabocla sabe que a trama tem um estilo leve e romântico, uma receita certa para o público noveleiro desse horário. Além disso, o autor está em alta nos últimos anos. O remake de Renascer chega ao fim em setembro, e a reprise manteria o novelista no ar.
Outra novela de Benedito Ruy Barbosa também pode ser reprisada na faixa de Edição Especial. Trata-se de Paraíso. Leve e romância, a trama conta com uma história atraente, além de bons atores no elenco como Nathalia Dill, Eriberto Leão, Vanessa Giácomo, Guilherme Winter, Mauro Mendonça, Reginaldo Faria, Cristiana Oliveira e Cássia Kis.
Sinônimo de sucesso na Globo, Walcyr Carrasco poderá ver outra trama sua sendo reprisada na faixa de Edição Especoal. Após O Cravo e a Rosa e Chocolate com Pimenta, a emissora poderá colocar Caras e Bocas para substituir Cheias de Charme. Há ainda Morde & Assopra (2011), que nunca foi reprisada. O problema é que Alma Gêmea, do mesmo autor, está sendo reexibida no Vale a Pena Ver de Novo. Resta saber se o canal carioca vai se atentar a esse ponto.
E as novelas antigas?
Caso a Globo decida colocar uma novela antiga, assim como fez com Mulheres de Areia (1993), certamente optará por História de Amor (1995), de Manoel Carlos. A reprise traria de volta à TV uma novela de Manoel Carlos, outro autor que costuma dar boa audiência à tarde. Por Amor, Laços de Família e Mulheres Apaixonadas são exemplos de tramas do veterano que deram muito certo.
Por fim, resta aguardar o que a Globo escolherá para entrar no lugar da novela Cheias de Charme.