Em uma reviravolta inesperada, o autor Bruno Luperi decidiu abandonar o romance lésbico entre Zinha (Samantha Jones) e Joana (Alice Carvalho) em Renascer. A mudança de direção na trama ocorre após as críticas de parte do público, que são contra a ideia de separar Joana de Tião (Irandhir Santos).
Luperi, que tem adaptado e atualizado a novela originalmente escrita por Benedito Ruy Barbosa, decidiu por não levar adiante o romance entre Zinha e Joana. O autor percebeu que, dado o tempo limitado para a conclusão da novela, não seria verossímil desenvolver uma história de amor tão complexa de forma convincente. Além disso, ele considerou a educação rígida e convencional de Joana, que dificultaria a mudança para um relacionamento com outra mulher.
Nos próximos capítulos, o público já começará a perceber as mudanças na trama. José Bento (Marcello Melo Jr), por exemplo, dará um conselho direto a Zinha, sugerindo que ela deveria buscar alguém que tenha a sua orientação sexual. “O meu primeiro conselho seria você parar de investir em quem gosta da fruta! Veja Lu [Eli Ferreira] e Joana… Há quanto tempo você tá lá e nada”, aconselhará Bento.
Em seguida, Deocleciano (Jackson Antunes) também conversará com Zinha, desencorajando ela a continuar investindo em Joana, que ainda é casada com Tião. “Vai ser ela lá, com o marido dela, e você aí, sofrendo por uma pessoa que não te ama”, dirá Deocleciano. Quando Zinha questionar o amor de Joana, Deocleciano responderá: “Ela pode até lhe amá, mas num vai sê do jeito que você qué, nem do jeito que merece sê amada por alguém”.
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
Com essas cenas, Luperi prepara o terreno para a reconciliação de Joana e Tião. Nos capítulos finais, Tião começará a trabalhar na fazenda de Sandra (Giullia Buscacio) em troca de um pedaço de terra, o que o fará se sentir realizado pela primeira vez.
Assim, a relação entre Joana e Tião começará a se restabelecer, dando indícios de que Tião (Osmar Prado) não terá o mesmo fim trágico da versão original de Renascer, onde o personagem cometeu suicídio após ser humilhado e preso injustamente.