Em No Rancho Fundo, a relação entre Ariosto (Eduardo Moscovis) e Zefa Leonel (Andrea Beltrão) vai se estreitar cada vez mais, ao ponto do vilão perceber que está mesmo sentindo algo mais forte pela ex-rival e decidir se declarar para ela.
Tudo começa quando o empresário sofre um grave acidente ao cair do cavalo, deixando todos ao seu redor em estado de choque, especialmente Zefa, que fica aterrorizada com a possibilidade de perdê-lo. O resgate é feito por Artur (Túlio Starling), que implora para que o pai acorde. E quando Ariosto finalmente desperta, sua primeira ação é pedir que chamem Zefa, mostrando o quanto ela é importante para ele.
Zefa, ao perceber que Ariosto sobreviveu ao acidente, confessa o seu alívio e o medo que teve de perdê-lo. Ela decide cuidar dele até que suas feridas estejam completamente curadas, enfrentando até mesmo seu ex-marido, Seu Tico (Alexandre Nero), que tenta intervir.
Seu Tico flagra Zefa e Ariosto juntos e tenta impor sua autoridade, mas é confrontado por Zefa, que o expulsa. Porém, após ter uma conversa com o rival, Ariosto percebe o que está sentido por Zefa e fica decidido a declarar seus sentimentos.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de No Rancho Fundo
No entanto, quando começa a falar, e ele nota que se precipitou e que Zefa não está pronta para ouvir suas palavras, e assim, acaba voltando atrás. Ao menos, o vilão encontra um tempo para refletir e perceber como foi feliz quando esteve na companhia de Dona Manuela (Valdineia Soriano).
Livremente inspirada na peça A Capital Federal, de autoria de Artur Azevedo, No Rancho Fundo é escrita por Mário Teixeira, com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman, e tem no elenco principal nomes como os de Larissa Bocchino, Túlio Starling, Andréa Beltrão, Alexandre Nero, José Loreto, Luisa Arraes, Débora Bloch e Eduardo Moscovis.