Em No Rancho Fundo, Zé Beltino (Igor Fortunato) seguirá batendo de frente com a família, principalmente quando decide se casar com Blandina (Luisa Arraes) e contrariar a decisão de Zefa (Andrea Beltrão) de deixar a cidade e voltar ao rancho onde moravam.
Zefa toma essa decisão após perceber que a cidade só trouxe problemas para sua família. Durante um cortejo em homenagem à Dona Manuela (Valdineia Soriano), organizado por Artur (Túlio Starling), a veterana fica abalada com a presença de Seu Tico Leonel (Alexandre Nero).
Após o cortejo, a matriarca acompanha Vespertino (Thardelly Lima) ao cabaré, sem saber que está caindo em uma armadilha. Lá, ela acaba flagrando o marido junto com Deodora (Debora Bloch). Isso é a gota d’água para que ela decida ir embora da cidade.
Antes disso, Quinota (Larissa Bocchino) chega a confrontar Ariosto (Eduardo Moscovis) por causa de Zefa e, posteriormente, também confronta Deodora pela cena com seu pai. Enquanto isso, Zé Beltino, já casado com Blandina não consegue aceitar a decisão de Zefa de abandonar a cidade e todas as conquistas feitas ali.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de No Rancho Fundo
O caipira chegará a confrontar Zefa no momento em que ela anuncia a mudança. Ele tenta explicar que abandonar tudo o que conquistaram na cidade é um erro, mas Zefa está decidida a retornar ao rancho, acreditando que é o melhor para a família.
Livremente inspirada na peça A Capital Federal, de autoria de Artur Azevedo, No Rancho Fundo é escrita por Mário Teixeira, com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman, e tem no elenco principal nomes como os de Larissa Bocchino, Túlio Starling, Andréa Beltrão, Alexandre Nero, José Loreto, Luisa Arraes, Débora Bloch e Eduardo Moscovis.