Egídio (Vladimir Brichta) está disposto a praticar mais um crime em prol de prejudicar José Inocêncio (Marcos Palmeira) no remake de Renascer. Prova disso é que ele contratará uma tropa de ladrões para realizar um roubo na propriedade do falecido José Venâncio (Rodrigo Simas). Na ocasião, os bandidos arrancarão os frutos dos pés e os embarcarão em caminhões ainda na calada da noite na trama de Bruno Luperi.
Ao saber que o plano funcionou, o pai de Sandra (Giullia Buscacio) não pensará duas vezes antes de denunciar o crime para a polícia e acusar o rival de ser o autor do caso. Além disso, para assegurar sua denúncia, o crápula tentará convencer o delegado Nórcia (Edmilson Barros) de que o povo assentado também tem a ver com o ocorrido, a ponto do próprio protagonista chegar a suspeitar deles.
No mais, o público ainda verá que, depois do roubo, todo o cacau roubado passará a ser ensacado em um galpão aparentemente abandonado. Nessa hora, o personagem de Vladimir Brichta mostrará a Eliana (Sophie Charlotte) a “vingança” dela, além de os dois terem uma transa ardente no local.
“A tropa de Egídio faz a rapa nas roças de José Venâncio. É um serviço orquestrado e profissional, que visa fazer uma limpa em todos os frutos e sumir dali o mais rápido possível. Tudo feito para não deixar rastros nem levantar suspeitas. A operação em si, por sua vez, deve ser livremente explorada ao sabor da direção”, escreveu o novelista no roteiro entregue ao elenco.
Egídio acusa José Inocêncio
Logo após, a notícia chegará aos ouvidos de Zinha (Samantha Jones), fazendo com que ela pergunte ao mocinho se ele mandou colher o cacau nas terras do filho. Depois, Inocêncio se dirigirá até o ambiente para averiguar tudo isso, enquanto o ex de dona Patroa (Camila Morgado) sorrirá em comemoração a sua empreitada, principalmente quando avistar Marçal (Osvaldo Mil) e a sua tropa chegarem em caminhões abarrotados do cacau que tiraram das roças de Venâncio.
Na sequência, o cara de pau aparecerá na casa do inimigo e disparará diante de Inocêncio e José Bento (Marcello Melo Jr.): “Acordei hoje com a notícia de que o teu pai colheu todo cacau de Eliana!”. Por outro lado, o ex de Mariana (Theresa Fonseca) acusará o safado de invadir suas terras para fazer a “limpa”. “Quem teria condição e interesse de fazer uma coisa dessa? Isso sem contá o hábito de botá ameaça e intimidação pra essa gente toda?”, confessará Inocêncio.
Para se defender e livrar sua pele, Egídio alegará que fez todos mudarem de ideia, embora negue ter os coagido. A partir daí, ele irá atrás da polícia e encontrará um bode espiatório para pagar pelo seu crime. “Mas se num foi gente minha, nem sua, quem teria sido responsável por roubar esse cacau? Tem que ter sido alguém que tivesse mais experiência em invadi terra do que em colhê cacau! Ou num teria feito o estrago que fez… Mas quem? Talvez aquele povo da lona?”, soltará o cínico, que acompanhará ao lado do rival as investigações.