João Pedro (Juan Paiva) e José Inocêncio (Marcos Palmeira), para variar, terão mais um conflito em Renascer. Após o roubo de safra arquitetado por Egídio (Vladimir Brichta), João encontra no acampamento dos sem-terra uma nova oportunidade para continuar a produção de cacau, mas isso deixará o pai furioso.
Inocêncio e João, que já estavam brigados, até vinham ensaiando uma trégua, tentando deixar as diferenças de lado pelo bem da família e dos negócios. Porém, essa paz é abalada quando Egídio, com a ajuda dos seus capangas, ameaça os produtores de cacau da região, dificultando qualquer parceria com a família Inocêncio.
Assim, João é forçado a buscar alternativas para manter a produção de cacau ativa, e acaba conhecendo o acampamento dos sem-terra, onde Tião Galinha (Irandhir Santos) também passa a viver. Inicialmente desconfiados, os acampados hesitam em aceitar a proposta dele para trabalharem na fazenda. No entanto, Tião, confiando no jovem, incentiva os colegas a darem uma chance à nova parceria.
Com o apoio da professora Lu (Eli Ferreira), João Pedro decide ensinar os acampados sobre a produção de cacau. Esta iniciativa se transforma em uma espécie de escola prática, onde ele compartilha seu conhecimento agrícola. Lu acredita que essa troca beneficiará ambos os lados, mas teme pela reação de Inocêncio, assim como Deocleciano (Jackson Antunes).
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
E não dá outra: Inocêncio fica uma fera ao descobrir os planos do filho. A ideia de João Pedro compartilhar os segredos da produção de cacau com os acampados é vista como uma traição pelo fazendeiro, que acusa o filho de ganância e rompe novamente a relação com ele.
Lu, que teve um papel crucial na decisão de João Pedro, se sente culpada pelo racha entre os dois. Ela queria apenas ajudar a comunidade dos acampados e promover o conhecimento, mas acaba sendo a causa indireta de mais um conflito familiar.