Nos próximos capítulos de Renascer, Tião (Irandhir Santos) fará uma proposta que causará uma nova briga com Joana (Alice Carvalho). A sugestão do agricultor para que ela abandone o trabalho e juntos montem uma barraca em um assentamento para lutar por um pedaço de terra não será bem recebida pela cozinheira, que perderá de vez a paciência com o marido.
Encantado ao ver a união das famílias em um assentamento, Tião voltará para casa inspirado e determinado a convencer Joana a se mudar para o local, mas a sugestão deixará a mulher revoltada. “Vive sempre c’a cabeça na lua! Sonhâno com o que num tem!”, responderá ela.
“Azuretô das idêa ou o quê? Vâmo se saí daqui dessa casa, pra ficá acampado ni bêra de estrada, Tião? Pra ganhá um pedacinho de terra sabe-se Deus quando e sabe-se lá Deus se vâmo?”, questionará Joana, irritada com a insistência dele.
Tião tentará explicar que a vida no assentamento é uma alternativa melhor do que servir aos outros, mas Joana não cederá. “Eu tô sirvîno é às minha vontade… Minha e a dos nosso minino! Aqui têmo casa, escola, trabáio”, retrucará ela. Frustrado, Tião alegará que não tem nada, mas será rebatido por Joana, que acusará o marido de não valorizar o que eles possuem.
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
Ela se esforçará para fazer o marido enxergar a realidade e apreciar as conquistas que alcançaram. “Pense ni tudo que nóis já num passêmo? Pense d’ondé que nóis vinhémo… E ói pra tudo que Deus boto ni nossa vida… Eu tô ganhâno um dinhêro que nunca nem vîmo… Os minino tão até estudâno! Pela primêra veiz ni nossa vida, nóis num têmo que se preocupá c’o dia de amanhã”, dirá ela, já exaltada.
A discussão entre o casal será interrompida pela chegada dos filhos, mas deixará Joana abalada. Sozinha, ela desabafará consigo mesma, afirmando que não acompanhará Tião em nenhuma loucura, mesmo que isso signifique criar os seus filhos sozinha.