Nos próximos capítulos de No Rancho Fundo, a cobiçada turmalina paraíba encontrada por Zefa Leonel (Andréa Beltrão) acabará sendo roubada, causando uma grande confusão, que quase termina em tragédia, quando Tico Leonel (Alexandre Nero) suspeita que Ariosto (Eduardo Moscovis) esteja por trás disso.
Tudo começa quando Marcelo (José Loreto) aproveita um momento em que todos estarão preocupados em socorrer Dona Manuela, que sofre um mal-estar durante uma visita surpresa de Ariosto, e entra na casa de Zefa para roubar a turmalina, que estava escondida dentro da imagem de um santo.
O pilantra, no entanto, não terá vida fácil, já que Blandina (Luisa Arraes) acabará descobrindo o golpe dele e entrará na disputa para ficar com a pedra preciosa, mesmo que sua ideia seja devolvê-la primeiro para Zefa a fim de evitar uma caçada e tentar conquistar a confiança da família Leonel. Porém, quando o bandido rejeita essa ideia, a golpista acabará pegando a pedra e devolvendo a sua verdadeira dona.
Tico parte para cima de Ariosto
Mas antes de tudo isso, quando Tico e Zefa descobrem que a turmalina desapareceu, eles logo suspeitam que Ariosto está por trás disso, afinal, o vilão já havia demostrado claro interesse na pedra.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de No Rancho Fundo
Desesperado, o patriarca dos Leonel perde a cabeça e vai confrontar o rival pessoalmente, chegando a partir para a agressão. O pior só não acontece porque Floro Borromeu (Leandro Daniel), Padre Zezo (Nanego Lira) e a própria Zefa chegam a tempo de convencer o homem a largar o vilão.
Vale dizer que Ariosto realmente planejou roubar a turmalina com a ajuda de Marcelo, mas será passado para trás pelo próprio cúmplice, que se faz de desentendido e diz que não sabe do paradeiro da pedra.