Em Alma Gêmea, nova em reprise no Vale a Pena de Novo, Cristina (Flávia Alessandra) ordenará que Guto (Alexandre Barillari) roube as joias da família, mas o assalto acabará resultando na morte de Luna (Liliana Castro), que entrará na frente da bala para salvar Rafael (Eduardo Moscovis). Desesperado, o bonitão gritará para que ela não o deixe. A mulher, então, ouvirá o chamado e reencarnará em Serena (Priscila Fantin).
Ao nascer, Serena chamará atenção de Jacira, sua mãe, por ter uma marca no peito diferente – o local nada mais é onde a bala da arma de Guto atingiu quando ela era Luna. Por outro lado, Josias, o pai da criança, não dará importância e irá embora da aldeia para não se casar com Jacira, que ficará abalada. “Coração dói, coração chora!”, dirá.
Mais tarde, o Pajé dirá a Jacira que Serena veio ao mundo com uma missão: “Serena não veio por acaso, Serena tem mistério no coração, mistério que só coração dela sabe. Veio com missão”, falará o homem sábio, deixando a mulher feliz.
Criada e escrita por Walcyr Carrasco, Alma Gêmea é protagonizada por Eduardo Moscovis e Priscila Fantins, e antagonizada por Flávia Alessandra e Ana Lúcia Torre. Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador também fazem parte do elenco principal.